Catu Acontece inaugura sede física com a presença de jornalistas de Salvador

Edilton Tourinho, Yancey Cerqueira e Timóteo Campos marcaram presença no lançamento do aplicativo e inauguração do espaço físico da revista eletrônica Catu Acontece juntamente com autoridades da cidade de Catu

 

Ética, liberdade de expressão e respeito pela informação com credibilidade. Foram as palavras dos jornalistas e autoridades presentes, referindo-se ao jornalismo feito como deve ser, compromissado com a verdade, na manhã desse sábado, 28 de julho, na inauguração da sede do CA.

A jornalista Donaire Verçosa chegou por volta das 9h30min, e com sua equipe que já estava a postos, foi recebida pelos colegas de profissão da TVE Bahia, Edilton Tourinho, Yancey Cerqueira. Também assessoria de comunicação da revista, que é feita pelo radialista Timóteo Campos, diretor do site Informa 1, que tem ampla experiência na comunicação digital, e, com isso, repartido conhecimentos com a equipe da revista.

Familiares da jornalista, Evanil Pinto(mãe), Donaire Andrade,(Tia avó), Rita de Cássia(prima), Anísio Pinto (irmão e portador do autismo) e fizeram questão de marcar presença e demonstrar todo apoio ao trabalho da revista, que completa em outubro dois anos de atuação na cidade de Catu e agora também na região circunvizinha, replicando matérias de Pojuca e Mata de São João.

 

O radialista Timóteo abriu o evento, destacando em sua fala a importância de fazer um jornalismo com imparcialidade e a receita para o do veículo. “ O avanço das mídias digitais tem levado colegas a equivocadamente pensarem que vão abrir um site para ganhar dinheiro,  um erro, digo que quando é assim, já começa errado. A credibilidade de um veículo de comunicação é construído com independência, liberdade de expressão e fidelidade na narração dos fatos. O crescimento é gradual, um passo de cada vez. E tenho certeza que esse compromisso com a ética o Catu Acontece tem e isso vai trazer vida longa a revista e alavancar cada vez mais os acessos.”

Yancei Camisa vinho), Pró Dilza( vinho), Donaire(azul) e Edilton Tourinho(Terno)

 

Edilton Tourinho, radialista e jornalista da TVE e rádio educadora da Bahia, destacou que o compromisso com a ética é importante em qualquer trabalho, mais muito mais dentro da profissão do jornalista, porque a vida das pessoas estão sendo expostas, colocando o caráter delas em julgamento, por isso essas relações precisam ser colocadas além de tudo com muita transparência e verdade.”

Yancey Cerqueira, número 6 formado na em Salvador pela UFBA, experiente com esporte, política e assessoria, aposentado atualmente pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, IRDEB, destacou que as relações entre política e jornalismo é sempre tênue, pois há sempre o desejo principalmente em cidades pequenas, em manipular a informação. Por isso é importante que se destaque que para que a população acredite no veículo, o ‘coronelismo’ que normalmente impera mediante a atuação dos profissionais da comunicação, precisa ser respeitada e a  liberdade de expressão preservada, o que acarreta uma via de mão dupla positiva para ambas as partes. A credibilidade e compromisso com a verdade, é sempre o melhor caminho.”

O prefeito de Catu, Geranilson Requião, também parabenizou a atuação da Revista CA, e destacou que a seriedade e a falta dela, é encontrada em todos os meios, mas fica feliz em saber que todas às vezes que a apuração da notícia é trazida pelo Catu Acontece, ele tem a certeza que será trazida da forma mais transparente possível e compromissada com a verdade. Eu Fico muito feliz em saber disso.”

Ao finalizar Donaire fez questão de oportunizar a fala das vereadoras Denize Barbosa e Pró Dilza, que também é pré-candidata a deputada estadual, destacando que a revista acredita no empoderamento das mulheres, tanto no campo político, como em todas as áreas sociais, e enfatizou que como cidadã, o seu desejo é que haja um avanço no crescimento das mulheres na representatividade política no país. “Eu acredito que são as mulheres que vão fazer a revolução política desse nação, e meu profundo desejo é que nas próximas eleições a câmara de Catu tenha o 50% do legislativo catuense representado por mulheres. Elas estão com tudo, e não ‘tão’ proza.”

 

Laila Romano juntamente com instrumentista ‘Luizinho’ fez a parte musical do evento com a canção ‘Tu és Fiel’, da cantora evangélica Eyshila e fechou as congratulações, destacando que, acredita na revista e no empoderamento trazido pelas matérias em a população é protagonista das histórias, mostrando que é possível sim se reinventar em meio as dificuldades e obstáculos que se contrapõem ao avanço da população e de cada cidadão de uma forma mais específica falando.

Catu Acontece agora está localizado no Centro Enpresarial Haiala,  Rua Antônio Balbino, centro de Catu, mesmo prédio do provedor de internet, Tele1.

Seus acessos on line, que já chegaram a 80 mil por matéria, podem ser feito nas redes sociais: fan page, instagram, whatsApp, já que os links são compartilhados também por lista de transmissão e hoje se ampliando com o Aplicativo, disponível para download em Andoid e Iphone.

Compartilhar