Procura por emprego resulta fila quilométrica em Lauro de Freitas

Algumas pessoas aguardaram mais de 5h por atendimento

A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho levou uma multidão a fazer uma fila quilométrica na região da Faculdade Maurício de Nassau, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta sexta-feira (27). Algumas pessoas aguardaram por mais de 5h para serem atendidas.

O feirão estava previsto para começar às 10h, mas desde cedo uma multidão se acotovelava esperando pela abertura dos portões. A fila impressionava pelo tamanho, saindo da sede da Faculdade, no km 4,5 da Estrada do Coco, e continuando até o outro lado da passarela do Hospital Geral Menandro de Faria.

Sheyla esperou por mais de 4h e conseguiu agendar uma entrevista (Foto: Marina Silva)

Sheyla Hamachy, 22 anos, está procurando um emprego de carteira assinada há nove meses, seis deles ela trabalhou de maneira informal, mas nos últimos três está sem nenhuma atividade. Ela chegou no local por volta de 12h e foi atendida às 16h40.

“Soube ontem, por volta de meia-noite, que haveriam essas vagas, mas como já estava com a documentação em mãos não foi complicado. Quando cheguei, a fila estava atravessando a passarela. Eu falo espanhol fluente e tenho experiência, já trabalhei como vendedora em Florianópolis, então, isso ajudou”, contou.

Ela saiu do feirão com uma entrevista marcada para o próximo mês para uma vaga de operadora de caixa em um supermercado.

Fila subiu pela passarela e continuou até alcançar o outro lado (Foto: Marina Silva)

Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em junho havia 510 mil pessoas desempregadas no estado, sendo 3 mil a mais que no mês anterior. O número representa 25,1% da População Economicamente Ativa (PEA), ou seja, um e cada quatro moradores da RMS está desempregado.

A ação desta sexta-feira fazia parte do Projeto Nassau Cidadã, que ofereceu 400 vagas de emprego e estágio nas áreas de operador de telemarketing, gerente de loja, vendedor, auxiliar administrativo, repositor, cozinheiro, padeiro, recepcionista e entre outras. Já as vagas de estágio foram para as áreas de Marketing, Administração, Gestão Comercial, Educação Física, Ciências da Computação, Comunicação Social, entre outras.

Quem está procurando por emprego pode recorrer também aos postos do Sine Bahia, em uma das unidades do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e ao Simm Salvador, na rua Miguel Calmon, nº 506, no bairro do Comercio, para tentar uma das oportunidades oferecidas por essas instituições.

Compartilhar