Jéssica Senra estreia nesta segunda (7) às 12h no Bahia Meio Dia

Jornalista diz que tem "carta branca" para dizer o que quiser

A jornalista Jéssica Senra, 34 anos, aparece nesta segunda (7) nas telas da TV Bahia. Ela assumiu o papel de apresentadora e editora do Bahia Meio Dia e garante que não vai deixar de dar opinião, como fazia na Record.

Também promete um jornalismo mais próximo das pessoas. “Hoje, a comunicação exige a proximidade, o olho no olho, a identificação. A notícia comum está em todo lugar”, opina.

Jéssica deixou claro que não terá amarras, inclusive políticas: “Já cheguei perguntando: ‘tem alguma restrição?’. ‘Não! Você tem liberdade para dizer o que você quiser’, disseram. Tenho carta branca”.

A estreia  faz parte de um grande projeto: “A gente não quer construir uma coisa da TV para o público, mas do público para a TV. Quem tem que pautar é o público”.

Engana-se, porém, quem acha que vai assistir apenas uma bela mulher cumprindo o papel de apresentadora de telejornal. Aliás, o fato de ser bela para os padrões sociais será apenas um detalhe. “Bela? Eu? Bela nada! Eu sou fera também! Sou muito mais inteligente que bonita”, disse Jéssica em entrevista.

A nova apresentadora já enxerga mudanças antes mesmo de assumir o jornal. “Se você observar, Silvana e Sodake já estão fazendo um programa mais leve, mais próximo. A sociedade está em mudança e a TV Bahia, de vanguarda que é, está mudando também”. Jéssica deixa claro que não terá amarras, inclusive políticas. “Eu já cheguei perguntando: ‘tem alguma restrição?’. ‘Não! Você tem liberdade para dizer o que você quiser’, disseram. Tenho carta branca”, garante.

A estreia dessa segunda-feira, aposta a apresentadora, será apenas o primeiro dia de um grande projeto, porque  jornalismo se faz dia a dia: “Venho conversado muito sobre as mudanças que o jornalismo vem sofrendo e sobre o que eu penso a respeito da nova realidade. A gente não quer construir uma coisa da TV para o público, mas do público para a TV. Quem tem que pautar a gente é o público”.

Além da chegada de Jéssica, a grande novidade fica a cargo de um novo projeto encabeçado por Camila Marinho, que deixou  a apresentação do BA TV para se dedicar a um desafio diferente na tela da TV Bahia.

Camila será substituída na apresentação do BA TV por Fernando Sodake, que deixa o BMD, e assume a bancada do telejornal noturno também nesta segunda-feira (07). Sua colega de bancada, Silvana Freire, passará a produzir conteúdos especiais para os programas da emissora.

Nos bastidores, também acontecem mudanças. A editora do Bahia Meio Dia, Daniela Silva, segue para trabalhar num segundo projeto novo, que ainda não tem data de estreia, mas que já está sendo preparado.

Para o seu lugar, virá o novo editor-chefe do Bahia Meio Dia, Gustavo Schwabe, que era  editor-chefe na afiliada da Rede Globo, em Porto Alegre. O BMD também ganha o reforço de Cláudia Bonatte, editora-executiva do BATV, que agora vai se somar à equipe do BMD, na mesma posição.

“Anunciamos as mudanças exatamente num momento que comemoramos a liderança em audiência no primeiro trimestre. Isso mostra que bons resultados são a consequência do engajamento de todos e da nossa convicção de oferecermos conteúdo de qualidade e alinhado com o que a Bahia tem de melhor a mostrar: os baianos”, afirma Eurico da Costa, diretor de jornalismo da emissora.

Audiência
A TV Bahia foi líder na média de audiência nos primeiros três meses do ano. Os dados consolidados da pesquisa Kantar Ibope mostram que a emissora manteve a liderança entre 06h e 18h nos meses de janeiro a março, com média de 10,5 pontos contra 9,9 da emissora que ficou na vice-liderança.

Quando a pesquisa abrange a faixa noturna, nos horários entre as 06h e as 24h, a liderança é ainda mais consolidada, com 14,8 pontos para a TV Bahia e 9,8 pontos para a emissora vice-líder.

“Vivemos um momento muito especial, e por isso, essa vitória nos anima para manter o processo de transformação da programação local. Os números só comprovam aquilo que já sabemos: a TV Bahia tem a confiança e a credibilidade de quem está ao lado do telespectador desde quanto ele acorda, até quando vai dormir”, explica Costa.

Recém-chegado ao comando da emissora, Eurico e a equipe de profissionais do jornalismo da emissora vêm trabalhando diariamente para realizar os necessários ajustes na pauta e linguagem dos jornais e batalhando pela ampliação da programação local.

Compartilhar