[Artigo] A Era da Internet das Coisas

edugomescapaVivemos em um tempo onde pessoas não abrem mão de estarem conectadas, sejam utilizando seus computadores, tablets e smartphones. Essa necessidade de estar sempre online está para chegar até nossas residências. Na feira mundial de tecnologia deste ano, a CES, que aconteceu em Las Vegas, podemos ver uma nova tendência que ganhou bastante destaque entre os produtos apresentados. Tivemos diversos lançamentos de produtos com internet e voltados para uso nas residências.

led-speaker-embutido
Lâmpadas conectadas podem ser programadas para acender antes mesmo que você entre em casa e fechaduras inteligentes detectam que você está próximo da porta e destrancam de forma automática.

Já foram lançados produtos com acesso à internet há alguns anos, mas o que chamou a atenção nessa segunda leva de aparelhos conectados e apresentados na Feira é que eles prometem revolucionar a forma que interagimos com nossos lares.

Cada equipamento da residência estará conectado a internet e com auxílio do smartphone será possível controlá-los e, por exemplo, ligar a máquina de lavar ou desligar cafeteira à distância. Lâmpadas conectadas podem ser programadas para acender antes mesmo que você entre em casa, e fechaduras inteligentes detectam que você está próximo da porta e destrancam de forma automática. Além do controle será possível em alguns caso checar a quantidade de eletricidade que um determinado dispositivo está consumindo por mês. Foram apresentadas lâmpadas de LED com caixas acústicas embutidas e compatível com bluetooth, onde você pode programar para ao entrar em um determinado cômodo comece a tocar sua musica preferida.

Slide-4

O nível de interação apresentado foi espetacular, utilizando inclusive os assistentes virtuais presentes nos smartphones, fazendo interação utilizando comandos de voz. Uma das demonstrações utilizou o assistente do IPHONE, ativando este recurso e falando a seguinte frase: “poderia desligar a luz da sala de jantar” após alguns segundos a lâmpada foi desligada.

Essa onda de interação com dispositivos dentro dos nossos lares certamente será uma grande revolução tecnológica para este século.

jetsons
As possibilidades são praticamente infinitas e cada vez estamos mais perto de ter um lar como o dos Jetsons!

 

Eduardo Gomes é Web Designer com mais de 16 anos de experiência, aficionado por tecnologia, e se tornou por osmose especialista em automação residencial.

Veja o Canal de Eduardo Gomes sobre tecnologia no Youtube

Compartilhar