ENTRETENIMENTO

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe




A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vacinação contra a gripe. Todos os postos de saúde do município estarão abertos para imunização do grupo prioritário contra influenza, das 8h às 17h.

O objetivo é aumentar a procura pela vacina e, com isso, minimizar os riscos de as populações vulneráveis desenvolverem formas graves da doença.

“As vacinas são totalmente confiáveis e previnem complicações, especialmente para o grupo de risco. Assim como a da gripe, também estamos em campanha de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, entretanto, a procura está sendo muito baixa. É preciso que os pais e responsáveis levem seus filhos para se protegerem. Vacinas salvam vidas”, afirma o secretário municipal de saúde, o médico Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde nesta primeira fase são crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas e quilombolas, além de idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Também estão incluídas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A vacinação para este público segue até 31 de maio e, após essa data, será aberta para todos. É preciso levar documento de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. Os endereços dos postos de saúde de Nova Iguaçu estão disponíveis no site www.novaiguacu.rj.gov.br.