ENTRETENIMENTO

Autismo Run reúne mil corredores na Orla em prol da conscientização e inclusão no maior circuito do Nordeste

Domingo ensolarado e de corrida de rua, como é de costume em João Pessoa, mas esse com um sabor especial. É que a primeira edição da Autismo Run, maior prova inclusiva do Nordeste, levou aproximadamente mil corredores para a Orla pessoense neste domingo (14), com percursos de 3km, 5km e 10km, além de 200 metros, para as crianças – a Kids Run.  

O prefeito Cícero Lucena, que recentemente ganhou o prêmio Orgulho Autista Brasil, fez questão de participar da competição. “João Pessoa demonstra, mais uma vez, sua visão e compromisso de ser uma cidade com qualidade de vida, solidária e inclusiva. Uma festa belíssima para consolidar a cidade como a capital do esporte saudável”, comemorou Cícero Lucena, que estava acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena.  

A prova, que teve como objetivo despertar as pessoas sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e proporcionar a inclusão dos corredores da Capital, foi organizada pela Associação de Corredores de Pernambuco (Acope) e pela Associação Paraibana de Autismo (APA), com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa.  

O evento promoveu conscientização, desconstruiu preconceitos e reuniu atletas e entusiastas da corrida em uma manhã de muita alegria e solidariedade. Logo nas primeiras horas do dia, tanto a turminha quanto os demais corredores, repletos de disposição, mostraram que podem estar onde desejarem, estreitando laços – principalmente – entre os autistas.  

“Oferecemos vários serviços para adultos e crianças, como atividades de recreação, saúde, conhecimento e entendimento geral sobre o autismo”, explicou Juliano Sucupira, secretário executivo de Juventude, Esportes e Recreação da Capital.  

O sucesso dessa edição inclusiva apresentou ao público presente, também, o trabalho exercido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) que, há dois anos e meio, executa o projeto Somos Capazes – Tardezinha Inclusiva, com a animação do Grupo ‘Tá Blz’. Foram arrecadados fundos para apoiar programas e instituições que oferecem suporte a pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias; os alimentos arrecadados serão doados à Associação Paraibana de Autismo.  

Resultados 5km – Feminino

  1. Maria dos Santos Pereira
  2. Giovanna Carvalho Moura
  3. Eryka da Silva Santos

 5km – Masculino

  1. Daniel Isidoro Santos
  2. Paulo da Silva Moura
  3. Francisco Henrique dos Santos 

 10km – Feminino

  1. Ayana Santos
  2. Ana Michele
  3. Maria Angélica da Silva Monteiro

10km – Masculino

  1. Jardel dos Santos Silva
  2. Denilson Pontes Marculino
  3. Carlos Roberto de Oliveira

Cuidado – A Prefeitura de João Pessoa desenvolve o aprendizado de 1.171 crianças autistas na Rede Municipal de Ensino, que contam com 950 cuidadores. Dependendo da especialidade de cada criança, o profissional pode acompanhar um ou mais de um estudante autista.