ENTRETENIMENTO

Dia D contra a gripe é  sucesso e aplica 218 mil doses de vacina – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Ao todo, já são 645.511 cariocas imunizados contra a influenza – Edu Kapps/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou, neste sábado (13/4), Dia D de vacinação contra a gripe, 218 mil doses de vacina, superando o número do ano passado de 164 mil doses aplicadas no Dia D.  Ao todo, já são 645.511 cariocas imunizados contra a influenza.  Neste sábado, 640 pontos de vacinação foram disponibilizados em toda a cidade, nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e também em locais estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros com grande circulação de pessoas.

– Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade devem se vacinar para a gripe. A gripe é a doença que mais mata, que mais interna na cidade do Rio de Janeiro e no Brasil. E essa vacina realmente protege. É uma doença imunoprevenível, basta uma dose dessa vacina para quem já se imunizou nos anos anteriores para estar totalmente protegido. O carioca sabe disso e somente hoje foram aplicadas um terço das doses de toda a campanha – informou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.

A vacina, que foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, protege contra três sorotipos diferentes da doença: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza. Para quem for se imunizar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.

– Vim passear com a minha família, trazer o cachorro na praça e vi que estava tendo posto de vacinação, achei importante colocar a vacina em dia. Vacinei contra a influenza. Estamos vendo um surto bem grave da doença no Rio de Janeiro, então, a vacinação é extremamente importante para controle visando o bem estar em saúde pública – disse a médica e moradora da Tijuca, Laura Bochat.

A vacina está disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município,  além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.

Categoria:

  • 13 de abril de 2024
  • Marcações: Cidade Dia D gripe influenza saúde vacina