ENTRETENIMENTO

fim de semana chega com muito teatro, despedida da Expogrande, musicais e feirinhas – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A Expogrande se despede neste fim de semana levando grandes atrações ao palco: Ana Castela, Simone Mendes e a dupla Guilherme e Santiago, com show gratuito no domingo. Em comemoração aos seus 126 anos, Coxim prepara uma série de shows para agitar a população no Centro de Tradições Nordestinas. 

O Palácio Popular da Cultura, na capital, recebe dois espetáculos: “A Bela e a Fera”, turnê que já percorreu mais de 50 cidades brasileiras, e o “Elvis Experience In Concert Tribute”, levando ao palco a história de um dos maiores ícones da música de todos os tempos. Para a criançada, tem encenação da Patrulha Canina no Teatro Dom Bosco. Duas sessões de “O Mágico de Oz” movimentam o Teatro Allan Kardec.

Novinho em folha, o Teatro Aracy Balabanian vem com a peça “Todo Redemoinho Começa com um Sopro”, em exibição gratuita nesta sexta-feira e sábado. Completando 20 anos de palco, o Fulano di Tal celebra levando cultura e teatro para todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Neste fim de semana, o grupo teatral percorre primeiro a região Sul, passando por Naviraí, Dourados e Rio Brilhante, com o espetáculo “O Bem-Amado”.

Tem também Praça Bolívia, Feira Bosque da Paz com edição especial de três dias no Shopping Bosque dos Ipês, Feira de Antiguidades, Mixturô, Meus Axés, São Chico e Expo Índia, com variedade de itens típicos de países do oriente, no Shopping Campo Grande. A Setesc e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) listam os principais eventos do feriadão. Confira:

Sexta-feira (12)

Exposição Pantanal e bate-papo – O Museu da Imagem e do Som (MIS) continua com a exposição “Pantanal – Águas que conectam”, que destaca o papel da água na região pantaneira. Fotos e vídeos ficarão expostos até 12 de abril, com objetivo de provocar reflexão no público sobre a importância dos ciclos das águas para o Pantanal, e como as transformações nas paisagens, juntamente com os efeitos das mudanças climáticas, colocam em risco o bioma que se estende pelos estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e atravessa fronteiras abraçando terras do Paraguai e Bolívia.

Para encerrar a exposição, será promovido, na sexta-feira, às 17h, um bate-papo com renomados fotógrafos ambientais no MIS. A ideia é destacar a importância de documentar a natureza para sensibilizar a população.  

Em visita a Mato Grosso do Sul. o premiado cineasta, fotógrafo e escritor Chris Scarffe participa do bate-papo. O profissional é especialista em projetos ambientais e de vida selvagem, tendo conteúdo publicado em grandes emissoras com BBC, HBO, National Geographic e outros. A conversa também terá o doutor em ecologia José Sabino, que trabalha com comportamento animal e gestão da biodiversidade. 

Horário: 7h30 às 11h30
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS), no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar – Vila Carvalho
Entrada: gratuita

Feira Bosque da Paz – A Feira do Bosque será no Shopping Bosque dos Ipês nesta sexta, sábado e domingo. O evento reunirá cerca de 20 expositores nas áreas de artesanato, gastronomia e moda. Terá ainda exposição de moedas raras e feirinha de adoção de animais. 

Horário: 10 às 22h 
Local: Shopping Bosque dos Ipês – Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 – Parque dos Novos Estados
Entrada: gratuita

Encontro de Motorhome – A terceira edição do Encontro de Motorhome e Campista do Pantanal acontece neste final de semana, de sexta-feira a domingo. O evento contará com a presença de 120 veículos que ficarão em exposição. Além disso, haverá uma praça de alimentação, atividades diversas e shows ao vivo. Nesta sexta-feira, tem show de Pedro Fattori. No sábado, a dupla sertaneja Elvis e Adriano se apresenta no local. A cantora Bia Blanc e Walter Corrêa assumem o palco no domingo.

Horário: 8h às 23h
Local: Vila Morena – Altos da Av. Afonso Pena
Entrada: gratuita

Expo Índia – Uma dica para a família é a feira com artigos internacionais localizada na praça central do Shopping Campo Grande, todos os dias. A feira traz o que há de melhor em artesanato, doces, decoração, vestuário, acessórios e uma variedade de itens típicos de países do oriente, como Índia, Turquia, Paquistão, Indonésia, Tailândia, Japão e até de localidades do continente africano.  

Horário: 10h às 22h
Local: Shopping Campo Grande 0 Av. Afonso Pena, 4909 – Santa Fé
Entrada: gratuita

Peça no Aracy Balabanian – Não dá para perder a chance de mergulhar na magia do teatro com a peça “Todo Redemoinho Começa com um Sopro”, em exibição nesta sexta-feira e sábado, no recém-reinaugurado Teatro Aracy Balabanian.

A trama da peça narra a história de uma residência que, desprovida de sua habitante original, acolhe dois jovens incumbidos de embalar os pertences dessa mulher e, assim, desocupar o espaço. Um gesto aparentemente simples que, ao longo da narrativa, revela um verdadeiro tesouro de significados estranhamente guardados em caixas. Memórias esquecidas à espera de serem desvendadas por um visitante.

Horário: 20h
Local: Teatro Aracy Balabanian – R. 26 de Agosto, 453 – Centro 
Entrada: gratuita

Ana Castela – Nesta sexta-feira, na Expogrande 2024, tem apresentação da boiadeira mais ouvida do Brasil: Ana Castela. A artista sul-mato-grossense, conhecida pelos sucessos “Fronteira”, “Chicletinho” e “Dona de Mim”, promete agitar o público com sua música autêntica. A dupla Rayane e Rafaela também se apresenta, abrindo a noite de shows. 

Ana Castela é um dos shows mais esperados da Expogrande 2024 (Foto: Divulgação)

Horário: abertura dos portões às 18h
Local: Parque de Exposições Laucídio Coelho – R. Américo Carlos da Costa, 320 – Vila Carvalho
Entrada: a partir de R$ 140, pelo link https://encurtador.com.br/nsBSV

Pop rock flashback – Tem especial de flashback no Blues Bar com sucessos do pop rock dos anos 80, 90 e 2000. American Radio e Dany Cristinne comandam a noite.

Horário: a partir das 20h
Local: Blues Bar – R. 15 de Novembro, 1186 – Centro
Entrada: R$ 25 na portaria

Samba no Quiçá – Com entrada gratuita, o Samba do Caramelo promete não deixar ninguém parado no Quiçá. 

Horário: 18h a 1h
Local: Quiçá Gastrobar – R. Euclides da Cunha, 48 – Centro
Entrada: gratuita

Naviraí

O Bem-Amado – Completando 20 anos de palco, o grupo de teatro Fulano di Tal celebra levando cultura e teatro para todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A partir desta sexta-feira, o grupo começa a circular com o espetáculo “O Bem-Amado”. 

Projeto “Fulano di Tal – Ato 20” vai percorrer todos os cantos do estado (Foto: Divulgação/Vaca Azul(

Em livre adaptação da obra de Dias Gomes, o espetáculo, uma comédia política carnavalesca cheia de breguices, conta as peripécias malucas de Odorico Paraguaçu, um showman e também prefeito da cidade de Sucupira do Sul, que tem como promessa de campanha a inauguração de um cemitério municipal. Com o apoio das suas correligionárias, as irmãs Cajazeiras Dorotéa, Dulcinéa e Judicéa, a ajuda de seu secretário Dirceu Borboleta, do fazedor de defuntos Zeca Diabo e com os conselhos do Vigário da cidade, o prefeito precisa enfrentar a oposição de Neca Pedreira (dono do jornaleco da cidade) para cumprir sua promessa de campanha.

Horário: 19h
Local: Câmara Municipal – R. Bataguassu, 900 – Centro
Entrada: gratuita

São Gabriel do Oeste

Encontro de laço – São Gabriel do Oeste se prepara para sediar o 33º Encontro Estadual de Laço Comprido. A abertura oficial do evento está agendada para sexta-feira, às 19h, seguida de baile carapé com a participação do Grupo Trem Bom e do Encanto da Natureza. No sábado, as atividades continuam com as competições de laçadas e um animado baile carapé com o Grupo Encanto da Natureza e Bombalanço. À noite, a 8ª Violada do Patrão apresentará shows gratuitos de Carla e Junior, além da dupla sertaneja Henrique e Diego, a partir das 21h.

Horário: a partir das 15h
Local: Clube de Laço Liberato Maffissoni – São Gabriel do Oeste
Entrada: gratuita

Coxim 

Coxim 126 anos – Comemorando o aniversário de Coxim, o Centro de Tradições Nordestinas será palco de grandes shows na sexta-feira: Lurdinha e Banda abrem a noite, seguidos da dupla Munhoz e Mariano, que prometem um show memorável. No sábado, haverá show com Fábio Costa e Baile da Cavalgada com o Grupo Tradição. Para fechar com chave de ouro, no domingo, a dupla Ed e Wanderson, e o Trio Violada serão os responsáveis por agitar o público. 

Horário: a partir das 18h
Local: Centro de Tradições Nordestinas – Coxim
Entrada: gratuita

Sábado (13)

Karina Marques – A artista Karina Marques animará a hora do almoço de sábado, no Shopping Bosque dos Ipês, com repertório vasto de MPB.

Horário: 11h30 às 14h
Local: Praça de Alimentação do Shopping Bosque dos Ipês – Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 – Parque dos Novos Estados
Entrada: gratuita

Feira de Antiguidades – Neste sábado, acontece mais uma edição da tradicional Feira de Antiguidades na Praça Ary Coelho. O evento contará com expositores de moda, artesanato e uma variedade de itens colecionáveis, decoração, móveis e eletrônicos antigos.

Horário: 8h às 14h
Local: Praça Ary Coelho – R. 14 de Julho – Centro
Entrada: gratuita 

Feira Mixturô – Na próxima edição da Feira Mixturô, os visitantes encontrarão uma diversidade de expositores de gastronomia e artesanato. Além disso, o evento contará com a participação da Vitrine Coletiva, onde brechós exibirão suas melhores peças garimpadas.

Horário: das 16h às 21h
Local: R. Antônio Correa, 55 – Jardim Monte Líbano
Entrada: gratuita

Feira São Chico – A Feira São Chico deste fim de semana trará uma apresentação de música ao vivo com MPB e o melhor das regionais. Além disso, o evento contará com expositores de artesanato, gastronomia e moda na Orla Morena.

Horário: 16h às 21h
Local: Orla Morena – Av. Noroeste, 1600 – Cabreúva 
Entrada: gratuita

Encontro de brechós – Mais de 21 brechós colocam suas peças à mostra, com preços a partir de R$ 10, na Plataforma Cultural.

Horário: 8h às 16h
Local: Plataforma Cultural – Av. Calógeras, 3015 – Centro
Entrada: gratuita

Mágico de Oz – A Companhia Arte Boa Nova retorna com o espetáculo “O Mágico de Oz”. Essa adaptação teatral promete encantar tanto adultos quanto crianças, levando o público a uma viagem repleta de fantasia e aprendizado. Duas sessões no sábado e no domingo garantem que todos tenham a chance de prestigiar.

Espetáculo feito para adultos e crianças se divertirem (Foto: Divulgação)

Horário: 15h e 18h30
Local: Teatro Allan Kardec – Av. América, 653 – Vila Planalto
Entrada: ingressos a partir de R$ 30, pelo link https://www.arteboanova.com.br/ingressos-online

Simone Mendes – No sábado, a cantora e compositora Simone Mendes toma conta do palco da Expogrande. O show marca a primeira apresentação solo da “ex-coleguinha” em Mato Grosso do Sul. Bruno Rosa, cantor sertanejo, também participa.

Horário: abertura dos portões às 18h
Local: Parque de Exposições Laucídio Coelho – R. Américo Carlos da Costa, 320 – Vila Carvalho
Entrada: a partir de R$ 120, pelo link https://encurtador.com.br/epA34

A Bela e a Fera – O espetáculo “A Bela e a Fera” leva aos palcos uma das mais notáveis ​​obras-primas da animação cinematográfica. A adaptação é uma releitura impressionante de um dos maiores clássicos de todos os tempos, inspirado no conto francês de domínio público. A turnê já percorreu mais de 50 cidades brasileiras, além do Uruguai e Argentina. 

Horário: 15h30
Local: Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo – Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes
Entrada: ingressos a partir de R$ 55, pelo link https://encurtador.com.br/jtAY7

Elvis Experience – “Elvis Experience In Concert Tribute” levará ao palco a história de um dos maiores ícones da música de todos os tempos, por meio de seus maiores sucessos. Em um formato inédito, haverá duas interpretações de Elvis. A produção apresenta 30 artistas no palco, totalmente ao vivo, incluindo um belíssimo ballet, backing vocals, banda e orquestra, que interpretam com maestria as músicas icônicas do “Rei do Rock and Roll”.

Com um cenário imersivo, coreografias elaboradas, mais de 50 trocas de figurino e uma iluminação de última geração, o espetáculo proporciona uma viagem musical e visual que surpreenderá e encantará o público, levando todos a se emocionarem ao som dos grandes sucessos de Elvis Presley.

Horário: 21h30
Local: Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo – Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes
Entrada: ingressos a partir de R$ 55, pelo link https://encurtador.com.br/rwW69

Tributo a Tim Maia – André Stabile canta Tim Maia na Lupland Biergarten. DJ Magão faz a abertura.

Horário: 17h às 23h
Local: Lupland Biergarten – R. Antônio Maria Coelho, 3285 – Jardim dos Estados
Entrada: ingressos pelo link https://encurtador.com.br/jqOXZ

Ratto – Fenômeno dos anos 2000, Ratto está de volta para um show acústico com muito pop rock nacional. O artista promete reviver os maiores sucessos que marcaram época e conquistaram todo o Brasil. 

Horário: a partir das 18h
Local: Sunset Growler Station – Av. Afonso Pena, 5668 – Chácara Cachoeira
Entrada: ingressos a partir de R$ 50, pelo link https://encurtador.com.br/nyHI7

Iron Maiden cover – O ator, cantor e humorista fluminense Bruno Sutter aterrissa em Campo Grande para tocar os clássicos da banda inglesa de heavy metal Iron Maiden. O artista promete apresentar músicas de todas as fases da banda, em um show de mais de duas horas. A banda Shadows Legacy faz a abertura.

Horário: a partir das 20h
Local: Blues Bar – R. 15 de Novembro, 1186 – Centro
Entrada: ingresso a partir de R$ 55, pelo link https://encurtador.com.br/ekxJN

Mixturadinho – Hip hop e funk serão a sensação da noite no Uatahell Bar, com DJ TGB e Lady Afroo. 

Horário: 18h a 00h
Local: Uatahell Bar – R. 15 de Novembro, 797, Centro
Entrada: gratuita

Made in Samba – O grupo Made in Samba movimenta o Capivas Cervejaria no sábado. 

Horário: 19h a 00h
Local: Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079 – Centro
Entrada: R$ 10 após às 19h, na portaria

Bailão anos 2000 – DJ set com os sucessos do funk e pop dos anos 2000 vai animar a noite no Ponto Bar.

Horário: a partir das 18h
Local: Ponto Bar – R. Dr. Temistocles, 103 – Centro
Entrada: a partir de R$ 5 na portaria

Dourados

O Bem-Amado – No sábado, o grupo Fulano di Tal chega com o espetáculo “O Bem-Amado” em Dourados, em comemoração aos 20 anos no palco. 

Horário: 19h
Local: Sucata Cultural – R. Onófre Pereira de Matos, 815 – Centro
Entrada: gratuita

Brasilis no Vexame – Sabadão tem roda de samba no Vexame Bar com o grupo Brasilis. 

Horário: a partir das 20h
Local: Vexame Bar – Av. Calógeras, 3100 – Centro
Entrada: gratuita até 21h; após, R$ 10 na portaria

Domingo (14)

Patrulha Canina – Sucesso na TV, agora a Patrulha Canina também está no teatro. Trata-se de desenhos animados com seis filhotes de cães heróis, que vivem inúmeras aventuras sob o comando do garotinho Ryder. 

Horário: sessões às 15h e 17h
Local: Teatro Dom Bosco – Av. Mato Grosso, 225 – Centro
Entrada: ingressos a partir de R$ 35, pelo link https://encurtador.com.br/yOSTX

Praça Bolívia – Arte, moda, artesanato, apresentações musicais e artísticas, culinária, colecionismo, antiguidades e muito mais. A feira da Praça Bolívia vem com tudo neste domingão.

Horário: 9h às 14h
Local: Praça Bolívia – R. Barão da Torre – Coophafé
Entrada: gratuita

Feira Meus Axés – A feira promete uma experiência rica em cultura e criatividade, com uma variedade de expositores que oferecem artesanato, ervas, banhos, doces e gastronomia típica. Os produtos inspirados nos Axés trazem linhas de saboaria com imagens de orixás e banhos energéticos, refletindo a espiritualidade e a tradição dessa cultura. Além disso, os visitantes poderão desfrutar de licores, doces, quitutes e até mesmo saborear um autêntico acarajé, proporcionando uma verdadeira imersão nos sabores e tradições dos Axés.

Horário: 9h às 14h
Local: Praça do Preto Velho – Avenida Fábio Zahran, s/n – Jardim Paulista
Entrada: gratuita

Guilherme e Santiago – O último dia de Expogrande será de portões abertos ao público e show gratuito da dupla sertaneja Guilherme e Santiago. 

Horário: abertura dos portões às 18h
Local: Parque de Exposições Laucídio Coelho – R. Américo Carlos da Costa, 320 – Vila Carvalho
Entrada: gratuita

Quadra de samba – Tadeu e convidados agitam o domingão com muito samba, das músicas clássicas às desconhecidas, na quadra de basquete do Uatahell.

Horário: 17h às 22h
Local: Uatahell Bar – R. 15 de Novembro, 797, Centro
Entrada: R$ 5 após às 17h

Pagodin do Ponto – Nada melhor do que terminar o fim de semana ouvindo um pagodinho. O grupo Samba do Caramelo comanda a roda no Ponto Bar.

Horário: a partir das 18h
Local: Ponto Bar – R. Dr. Temistocles, 103 – Centro
Entrada: a partir de R$ 5 na portaria

Rio Brilhante

O Bem-Amado – Rio Brilhante será a última parada neste fim de semana do Fulano di Tal, que leva ao público a peça “O Bem-Amado”. 

Horário: 19h
Local: Conviver – Centro de Convivência do Idoso José Alves de Barros – R. Caiuás, 232-238 – Morada do Sol
Entrada: gratuita

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto de destaque: Helton Perez/Vaca Azul