ENTRETENIMENTO

Operação integrada da Prefeitura de Sorocaba realiza ação preventiva na região central e em bairros da Zona Norte – Agência de Notícias



12 de abril de 2024

12:21

Por: Luís Gustavo Adabro

Uma Operação integrada da Prefeitura de Sorocaba, envolvendo as secretarias municipais de Gabinete Central (SGC), Segurança Urbana (Sesu), com a Guarda Civil Municipal (GCM), Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e mais equipes do programa municipal “HumanizAção”, ocorreu a região central e bairros da Zona Norte da cidade, na noite desta quinta-feira (11).

A ação teve início às 20h e avançou até a madrugada desta sexta-feira (12). A operação priorizou a região da Praça da Bandeira, imediações da Rodoviária e Jardim Zulmira, com o objetivo de realizar averiguações, coibir a criminalidade e eventuais irregularidades administrativas. Além disso, o intuito foi realizar, inclusive, abordagens sociais e o mapeamento de pessoas em situação de rua nessas localidades, nas quais 29 pessoas foram abordadas na operação.

Já a Fiscalização de Posturas realizou ação em cinco bares, sendo um deles na região central, na qual o proprietário foi notificado pela falta de alvará de funcionamento. Na sequência, a equipe seguiu para o Parque Vitória Regia, no qual três bares foram fiscalizados, sendo o primeiro notificado por obstrução da calçada e multado por funcionamento após a meia noite sem alvará especial; o segundo foi notificado por atividade geradora de poluição sonora, notificado por falta de alvará e multado pelo funcionamento após à meia-noite sem alvará de horário especial; e o terceiro, notificado por falta de alvará. Após esses trabalhos, a equipe de Fiscalização de Posturas seguiu para o bairro Mineirão e multou o proprietário de uma tabacaria por desrespeitar a interdição do local realizada anteriormente.

Os munícipes podem sempre acionar as forças de segurança, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (PM) ou, ainda, pelo site da Prefeitura (on-line), na Central de Atendimento ao Munícipe, 24h por dia, sete dias por semana: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.

Em relação ao “HumanizAção”, a população pode colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. Os contatos são pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, também 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS, e (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid).