ENTRETENIMENTO

Feira de tecnologia para o agronegócio é lançada no PIT

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Uma feira de tecnologia para o agronegócio realizada na cidade mais tecnológica do país. Essa é a ideia da Feira Internacional da Tecnologia do Agronegócio lançada nesta quinta-feira (4) no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) em São José dos Campos.

A feira vai acontecer no Parque da Cidade, zona norte de São José, entre os dias 18 e 22 de setembro. Organizada pela Associação Atitude Paulista, o evento tem apoio da Prefeitura de São José, Governo de SP, através das secretarias de Agricultura e Abastecimento e Turismo e Viagens, e de entidades como Sindicato Rural, ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José e Faesp (Federação das Associações Rurais de São Paulo).

Segundo os organizadores, será 100% voltada para a exposição de serviços e produtos com soluções tecnológicas para o agronegócio. A previsão é que o evento tenha cerca de 400 estandes de cinco países, com público estimado em 50 mil pessoas.

Presente no evento, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai Filizzola, destacou o crescimento do agronegócio no Estado de São Paulo e falou de projetos em andamento, como a expansão da internet rural no território paulista.

“Temos hoje o maior valor bruto de produção por hectare no Brasil. O agro é responsável por 15% dos empregos formais no Estado. E ainda temos um enorme potencial para crescer e expandir. Uma feira que trará tecnologia e inovação para o setor, realizada em uma cidade como São José dos Campos, tem tudo para dar certo e crescer ainda mais nos próximos anos”, afirmou.

Desde o final de 2022, São José dos Campos passou a integrar o Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, projeto que prevê ações integradas para o desenvolvimento do agronegócio.

A ideia do corredor de inovação é promover o desenvolvimento regional, com foco na conexão dos ambientes de inovação integrando instituições de pesquisa, universidades e startups que atuam no setor.   

Produtora de queijos de cabra de São José expõe produtos no evento                                                                            

Produtos artesanais

O lançamento da Feira Agrotech contou ainda com 20 estandes de alimentos e produtos fornecidos por produtores rurais de São José dos Campos e região. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento. A ideia de realizar o evento no PIT tem relação com a Agropolo Vale, coordenado pelo complexo de inovação.

Lançado em março de 2022, o APL (Arranjo Produtivo Local) do setor conta com empresas e startups voltadas às soluções tecnológicas para o agronegócio. O Agropolo conta atualmente com mais de 60 empresas vinculadas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico