ENTRETENIMENTO

Equipe Tatu Baja do IFSP Sertãozinho é destaque no Campeonato Nacional Baja SAE Brasil – IFSP

Estudantes do Campus Sertãozinho conquistaram o 3º lugar na prova de tração

No recente Campeonato Nacional Baja SAE Brasil, realizado em São José dos Campos, entre 20 e 24 de março, a equipe Tatu Baja do Campus Sertãozinho destacou-se ao receber o troféu de terceiro colocado na Prova de Tração. O evento, que reuniu estudantes de universidades de todo o país, não apenas promoveu uma competição acirrada, mas também demonstrou a excelência do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão realizados no Instituto Federal de São Paulo.

Durante cinco dias de intensas disputas, mais de 50 equipes, de todo o país, enfrentaram diversos desafios até chegar à etapa principal: um enduro em uma pista repleta de obstáculos, testando ao máximo os carros, com muitas quebras e retornos aos boxes para reparos emergenciais. O protótipo Tatu Baja IFSP passou por rigorosos testes de freio, suspensão, motor, chassi, direção e aceleração, garantindo sua aprovação em todas as provas e assegurando sua vaga na fase final.

O professor Paulo Frighetto, líder da equipe, ressaltou a importância das contribuições da capitã Maira Eduarda de Lima e da ex-capitã Caroline Cardoso de Faria na gestão da equipe. Além deles, o piloto Victor Hugo Chini Trindade e os membros, João Pedro Galvão Gomes, Pedro Nogueira Cardoso, Phillip Wilson Mesquita e Renato de Almeida Motta, Maraia Rezende, sob a orientação dos professores Paulo Frighetto e Daniel Bazoni, foram fundamentais para o sucesso da equipe.

O projeto, que já tem oito anos, viu seu veículo ser construído com tubos e peças doadas por empresas parceiras, com o apoio do Campus Sertãozinho e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do IFSP. A colaboração da INOVA-Reitoria, representada por Eder José da Costa Sacconi, foi fundamental para o sucesso do projeto.

A participação de ex-membros da equipe, como o ex-capitão e aluno egresso da Engenharia Mecânica, Mateus Oliveira Monteiro, que continuam atuando efetivamente no projeto mesmo após a graduação, demonstra o comprometimento e a continuidade do trabalho realizado pela equipe ao longo dos anos.