ENTRETENIMENTO

​Estação Rio Grande da Serra da CPTM terá dia D contra a Dengue neste sábado (6)





Das 8h30 às 12h30, haverá orientações sobre eliminação de foco de criadouros de mosquitos e como identificar os sintomas



Para alertar a população sobre os cuidados para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, a Estação Rio Grande da Serra da CPTM recebe a Campanha de Conscientização da Dengue neste sábado (6).

Das 8h30 às 12h30, as pessoas que estiverem circulando pela estação vão receber orientações de agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Grande da Serra, que darão orientações sobre a eliminação de foco de criadouros dos mosquitos, informações sobre como identificar os sintomas da doença e quando procurar o serviço de saúde.

Dengue

Segundo dados do Ministério da Saúde, a dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por: Dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosa e irritabilidade.

A melhor forma de combate é impedir o nascimento do mosquito, eliminando o seu criadouro, principalmente ambientes com água parada. Importante manter a caixa d’água parada bem fechada, amarrar bem os sacos de lixo, colocar areia nos vasos de plantas, guardar pneus em locais fechados, limpar bem as calhas das casas, não acumular sucata e entulho e esvaziar garrafas pets, potes e vasos.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap