ENTRETENIMENTO

Em agenda com o ministro das Relações Institucionais, Cícero Lucena fortalece parceria nas áreas de Saúde e Meio Ambiente

Durante agenda com o ministro Alexandre Padilha, das Relações Instituições, nesta sexta-feira (5), o prefeito Cícero assinou, junto ao Governo Federal, três atos que beneficiam João Pessoa nas áreas da Saúde e Meio Ambiente – a doação do Instituto Cândida Vargas para o município, cessão da área do Parque do Roger e protocolo de intenções para a criação do Parque Ecológico Intermunicipal.  

A solenidade aconteceu durante o segundo dia da Caravana Federativa, que reúne 34 ministérios em João Pessoa, promovendo cooperação e serviços do Governo Federal juntos aos municípios paraibanos, no Centro de Convenções, com presença de parte da bancada da Paraíba no Congresso. O prefeito Cícero Lucena celebrou os atos, ressaltando que dessa forma a Prefeitura poderá investir em mais projetos, assim como já ocorre com a construção do Parque do Roger, além de fortalecer ações para seguir reestruturando a Maternidade Cândida Vargas.  

“São atos bastante interessantes na reestruturação de meio ambiente da nossa cidade, onde já estamos dando solução definitiva para a área do antigo lixão do Roger, que está sendo transformado em parque socioambiental. Também uma área da divisa de João Pessoa com Cabedelo, entre a BR-230 e a praia, para a criação do Parque Ecológico Intermunicipal. Por fim, O Instituto Cândida Vargas, um patrimônio de 80 anos, que vai permitir a prefeitura fazer mais investimentos”, detalhou o prefeito Cícero Lucena.  

O ministro Alexandre Padilha disse que o Governo Federal atende um pleito do prefeito Cícero Lucena, destacando a importância para a cidade em receber o Instituto Cândida Vargas para ampliar a assistência e o cuidado com a saúde da mulher. Ele também elogiou a iniciativa da Prefeitura no projeto do Parque do Roger, que a União está cedendo à área para que a gestão municipal possa transformar em um imenso espaço para lazer, esporte e bem-estar.  

“O nosso prefeito, na época, fechou o lixão naquela área, agora autorizou a construção do parque, com todos os espaços e equipamentos para toda a população, seja para as crianças, a juventude e os idosos, que vão ganhar mais qualidade de vida. Já a Cândida Vargas, uma luta dos profissionais, das famílias, que precisam saber: esta unidade, que tantos paraibanos nasceram, o governo anterior queria vender, infelizmente. Essa maternidade é referência – Hospital Amigo da Criança, selo da Unicef – eu já fui ministro da Saúde e sei a importância. Agora a maternidade é do município, ninguém vai vender o prédio”, afirmou o ministro.  

A Maternidade Cândida Vargas é um Hospital Amigo da Criança (IHAC), uma iniciativa conjunta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). Oferecendo uma série de serviços, desde atenção obstétrica e neonatal até atendimento de urgência e emergência, o ICV desempenha um papel vital na promoção da saúde materno-infantil na região.  

Parque do Roger – Está sendo construído em duas etapas, por meio do programa João Pessoa Sustentável. Entre as intervenções estão à recuperação ambiental, com contenção periférica e drenagem perimetral de lixiviados; drenagem passiva de biogás; modelagem geométrica do maciço; rede viária interna do parque, ciclovia e calçada; rede de drenagem de águas pluviais e iluminação pública.   O projeto contempla ainda administrativo, um centro de produtividade e profissionalização socioambiental, espaço de jogos, com quadras poliesportivas, setor de lazer contemplativo e áreas de trilhas, um espaço infantil, setor de artes e cultura, além de setor de proteção socioambiental.    

Parque Ecológico Intermunicipal – De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Welison Silveira, o ato desta sexta-feira concede uma área entre os municípios de João Pessoa e Cabedelo, que irão construir juntos o espaço público.