ENTRETENIMENTO

Prefeitura do Rio promove Copa Carioca de Esports na Arena Gamer do Engenhão – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Arena Gamer do Engenhão vai sediar a Copa Carioca de E-Sports – Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Coordenadoria de Games e e-Sports, ligada à Casa Civil, realizam a Copa Carioca de Esports, sábado e domingo (6 e 7/4), de 9h às 14h, na Arena Gamer da Nave do Conhecimento do Engenhão. O campeonato reunirá nove times universitários do Rio que se enfrentarão em duas modalidades: Valorant, no sábado, e CS2, no domingo.

A Arena Gamer, primeira arena pública de games do Brasil, tem espaço em sua arquibancada para a torcida e público dos times. Participarão do campeonato as equipes universitárias Minerva Esports UFRJ, Kraken UniRio, Fenix UERJ, OctoFuria IFRJ, IBETEC, Panteras, Clérigos PUC, FGV e UNIFAA.

– Estamos muito animados com a realização da Copa Carioca de Esports. Esse evento mostra a vitalidade dos e-games e a importância da Arena Gamer para a cidade do Rio de Janeiro. A mobilização da comunidade universitária por meio de suas equipes traz o público para a Nave do Conhecimento do Engenhão. São os esportes eletrônicos contribuindo para a inclusão digital – afirmou a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Thereza Paiva.

Quem não puder estar presente, poderá assistir aos jogos por canais de streaming: o torneio será transmitido por streamers importantes do segmento e ligados aos jogos que farão, inclusive, watch parties. O sinal da transmissão será disponibilizado pela Prefeitura para que os streamers façam o “react” ao vivo, de casa. O evento será apresentado pelos casters William “BlackWill” e Amanda “AMD”.

– Essa é uma semana espetacular para o e-Sports do Rio de Janeiro. Depois de ter o anúncio do evento global Intel Extreme Masters Rio, temos a alegria de atender também àqueles que desejam ser jogadores profissionais no futuro. O cenário universitário de esportes eletrônicos é uma realidade que vamos atender e dar ampla divulgação, com reacts de streamers relevantes nessa área. Além disso, vamos ter a torcida DezOrganizada Fúria, que encantou o mundo com o jeito carioca de torcer, em uma de nossas solenidades. É mais um marco para o setor no Rio – disse Chandy Teixeira, Coordenador de Games e E-sports.

No sábado, participarão do “watch party” nomes consagrados do Valorant: Vinícius “Fluyr” Menegatti, um dos coaches mais conceituados da modalidade, com 187 mil seguidores; Igor “DK” DrakoNz Fernandes, um dos principais players de Valorant do Brasil, que tem 646 mil seguidores; Alexandre “Xand” Zizi, jogador profissional, 285 mil seguidores; e Rafael “Pava” Pavanelli, um dos principais streamers de Valorant do país, com 214 mil seguidores.

No domingo, três nomes do CS2 estarão no “watch party”: Marcelo “Wastzera” Marques, que tem 50 mil seguidores nas redes, Natacha “Nahzinha” Fanganiello, ex-jogadora profissional de CS que atuou como Caster oficial do primeiro Major de CS2 da história e que conta com 288 mil seguidores nas redes, e Luís “Peacemaker” Tadeu, um dos maiores coaches da história do CS:GO brasileiro, que conta com 18 mil seguidores.

Como todo bom campeonato, os jogos terão também narração tradicional, para ampliar o público espectador do evento. O evento terá ainda “player area”, para os atletas profissionais e “bolhas táticas”: camarins e área de preparação para jogadores e treinadores poderem fazer a preleção antes das partidas.

O campeonato começa no sábado, às 9h, e a abertura contará com a  bateria do bloco de carnaval DezOrganizada Fúria. Além da Copa, o evento terá também a feira de jogos cariocas, a Joga Rio, que acontecerá no Espaço Lab, na mesma data. Serão oito estandes de produtoras que vão mostrar o potencial da indústria de jogos cariocas.

Programação:

Sábado (06/04 – transmissão ao vivo)
Competição: Valorant

• Cerimônia de Abertura com Bateria DesOrganizada FURIA
• BlackWill e AMD como MC’s do evento
• Partida semifinal 1 – MD1
• Partida semifinal 2 – MD1
• Apresentação Especial Pocket Brave
• Partida final – MD3
• Cerimônia de premiação
• Encerramento da competição de Valorant

Domingo (07/04 – transmissão ao vivo)
Competição: CS2

• BlackWill e AMD como MC’s do evento
• Partida semifinal 1 – MD1
• Partida semifinal 2 – MD1
• Apresentação Especial de Jogos Carioca
• Partida final – MD3
• Cerimônia de premiação
• Encerramento da Copa Carioca de Esports

Serviço:
Data: 6 e 7/04 (9h às 14h)
Local: Arena Gamer, Nave Engenhão, R. Arquias Cordeiro, 1516 – Engenho de Dentro

Categoria:

  • 5 de abril de 2024
  • Marcações: Arena Gamer copa e-sports engenhão Nave do Conhecimento Prefeitura do Rio