Inclusão do estudante com transtorno do espectro autista é tema de debate em seminário – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O evento tem como escopo oportunizar aos participantes uma reflexão acerca das características do TEA, abordar a BNCC na perspectiva da escola inclusiva.

A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou terça-feira (2), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Dra. Mariluce Bittar, em Campo Grande,  o IV Seminário Ceame/TEA:  Perspectivas Educacionais na Inclusão do Estudante com Transtorno do Espectro Autista, em comemoração ao Dia Mundial de Reflexão do Autismo,

De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Janaina de Jesus Fernandes Belato, o evento tem como escopo oportunizar aos participantes uma reflexão acerca das características do Transtorno do Espectro Autista e abordar a Base Nacional Comum Curricular na perspectiva da escola inclusiva para potencializar o processo de ensino e aprendizagem e fornecer orientações gerais concernentes aos atendimentos voltados para estudantes com TEA.

Na abertura, a secretária adjunta de Estado de Educação, Dione Hashioka, mencionou a importância de promover capacitação dos profissionais que acompanham os estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na REE (Rede Estadual de Ensino). “O seminário, que está na sua quarta edição, instrumentaliza, fortalece e consolida cada vez mais o trabalho da Política de Educação Especial e Inclusiva preconizado pela Secretaria de Estado de Educação”, enfatiza.

A superintendente de Políticas Educacionais, Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, relatou que o encontro é importante para melhoria do atendimento dos estudantes da educação especial, “a data mundial é marcada em defesa dos transtornos de aspectos autistas e temos orgulho de Mato Grosso do Sul ser um dos únicos que têm um centro de atendimento educacional especializado, desde 2016 avançamos bastante, mas temos muito a conquistar. A política de apoio a educação das pessoas com deficiência não se resume apenas em acesso, nós trabalhamos para garantir acesso, permanência e aprendizagem aos nossos estudantes da REE”.

Palestras

O público alvo do seminário foi o professor de apoio educacional especializado, bem como profissionais da saúde e educação e diretores escolares, que tiveram oportunidade de assistir palestra com a coordenadora de Educação Especial, Janaina Belato, com a temática: Percurso histórico, teórico e metodológico na constituição do Ceame/TEA. Na sequência a odontopediatra Renata Belchior de Barros explanou sobre ‘Perspectivas de  manejo no atendimento odontológico da pessoa com autismo’.

No período da tarde a palestra será com educadora especialista Adriana Bellei, que explanará sobre: Perspectiva educacionais na gestão escolar inclusiva do estudante com Transtorno do Espectro Autista.

Já a temática ‘Perspectivas educacionais da inclusão do estudante com Transtorno Espectro Autista na BNCC’ será proferida pelos professores mestres Astrid P. das Neves Matos e Diniz da Cunha Silveira.

O encerramento do ciclo de palestras será com professor doutor Ronaldo Rodrigues Moises que falará sobre o tema ‘Perspectivas da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior’.

 Adersino Junior, Comunicação SED
Fotos: Thais Davis