ENTRETENIMENTO

Prefeitura do Rio promove palestras, oficinas e atividades culturais no Dia Mundial da Conscientização do Autismo – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Planetário do Rio abre suas portas nesta terça-feira (02/04) para uma série de eventos pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Sob o tema “Nascemos, crescemos, vivemos… E, agora, como fica? As várias fases do autismo: da infância à vida adulta”, serão realizadas palestras, oficinas e atividades interativas e culturais. A ideia é promover a inclusão e chamar a atenção para a importância da sociedade se unir no combate ao preconceito contra o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O encontro terá início às 9h e se estenderá até as 16h30, no auditório do Planetário do Rio. O primeiro tema a ser debatido, com mediação da psicóloga Simone Theodoro, da Secretaria Municipal de Inclusão e Diversidade Religiosa, será “A Descoberta do Diagnóstico: Do Luto à Luta’’.

– Este ano, o tema do Dia Mundial de Conscientização do Autismo é “Valorize as capacidades e respeite os limites!’’. Precisamos valorizar o potencial único de cada pessoa, combater o preconceito e promover a inclusão dessas crianças e jovens, seja na escola ou no mercado de trabalho – defende o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Além do secretário, participam do encontro a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, e o secretário municipal de Inclusão e Diversidade Religiosa, Sérgio Fernandes. Durante o dia serão debatidos, entre outros temas, o autista na escola, a estimulação precoce e a reabilitação, estratégias de nutrição saudável e moradia independente. E, no Museu do Universo, também serão realizadas oficinas de integração sensorial, contação de histórias e pintura com sobras de maquiagem. E, às 11h e 16h, haverá Sessão de Cúpula Inclusiva para autistas, PCDs e seus parentes.

O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo 100, Gávea. Às terças-feiras, a entrada do Museu do Universo é gratuita. Nos outros dias da semana, os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (Museu do Universo + Sessão de Cúpula).

Marcações: Dia Mundial da Conscientização do Autismo Planetário do Rio Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro