ENTRETENIMENTO

Procon Carioca fiscaliza lojas e supermercados e notifica seis estabelecimentos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Equipe do Procon Carioca fiscaliza estabelecimento para a Páscoa – Divulgação

Devido ao aumento das vendas de produtos mais comercializados nessa época de Páscoa, o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, fiscalizou o comércio nas Zonas Norte e Oeste da cidade. Os agentes notificaram seis estabelecimentos por conta de irregularidades, como falta de alvará de funcionamento, de licenciamento sanitário e ausência de precificação clara, e descartaram 88,598 Kg de produtos impróprios para a venda, como bacalhau, carne bovina, salsicha, ovos, bacon e costelinhas.

A equipe atuou entre os dias 19 e 27 de março, nos supermercados Zona Sul, Mundial e Assai, na Barra da Tijuca; nas lojas Americanas, Cacau Show, Doce Desacato, Kopenhagen e Lindt, no ParkShopping Jacarepaguá, e nas lojas Casa & Vídeo e Americanas e nos supermercados Prezunic e Assai, no Méier. Foram notificados os supermercados Mundial e Assai (Barra), Prezunic e Assai (Méier), além das lojas Casa & Video (Méier) e Americanas (Jacarepaguá).

Diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa ressalta a importância de o consumidor verificar as condições de comercialização dos produtos:

– Conferir se a embalagem não está danificada, atentar para o aspecto dos alimentos, checar o prazo de validade e se o preço por unidade está claramente exposto, inclusive nas promoções estilo leve três e pague um, são fatores importantes na hora da compra.

Confira o resultado das fiscalizações:

Barra da Tijuca (próximo à Olégario Maciel)

– Zona sul: não foram verificadas infrações.

– Mundial: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 17,444 Kg de produtos.

– Assai: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 36,594 Kg de produtos.

ParkShopping Jacarepaguá

– Cacau Show,Doce Desacato, Kopenhagen e Lindt: não foram verificadas infrações à norma consumerista nas lojas.

– Americanas: notificada em razão da ausência de alvará de funcionamento, bem como ausência de precificação clara e ostensiva sobre o preço unitário de produtos participantes de promoções de “leve 3 por X valor”.

Méier (Rua Dias da Cruz)

– Americanas: não foram verificadas infrações à norma consumerista.

– Assai Atacadista: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 11,4 Kg de produtos.

– Casa & Vídeo: notificada por ausência de licenciamento sanitário válido.

– Prezunic: notificado em razão da existência de produtos impróprios para comercialização, bem como expostos com embalagens danificadas. Foram descartados 23,16 Kg de produtos.

Categoria:

  • 28 de março de 2024
  • Marcações: bacalhau chocolate Páscoa Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Procon Carioca