ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Vice-governador ministra palestra para estudantes do Trilhas de Futuro em Uberaba

O vice-governador Professor Mateus ministrou aula sobre “Ética no Mercado de Trabalho” para uma turma do programa estadual Trilhas de Futuro, nesta quarta-feira (27/3), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A palestra foi realizada na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instituição parceira credenciada para disponibilização de cursos no projeto do Governo de Minas.

Lançado em 2021 pelo Governo do Estado, o Trilhas de Futuro, executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), oferece 94 opções de cursos técnicos gratuitos, com perspectiva de empregabilidade, em 331 instituições públicas ou privadas, distribuídas em 145 municípios de diversas regiões do estado.

O objetivo é capacitar pessoas para alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho. Além do curso técnico gratuito, o estudante recebe ajuda de custo para alimentação e transporte.

“O programa Trilha de Futuro tem mostrado, no estado inteiro, que ele atinge não só o desejo do aluno – de fazer um curso que tenha significado para ele -, mas também insere esse aluno dentro do mercado de trabalho”, ressaltou o vice-governador.

“Minas Gerais está passando por um momento único em sua história, com a menor taxa de desemprego já registrada no estado e com a chegada de mais investimentos. A gente tem uma busca por mão de obra qualificada como a gente nunca assistiu. Isso vai permitir que jovens, que muitas vezes nem experiência têm para poder mostrar, consigam se inserir no mercado de trabalho porque têm a habilitação técnica necessária. E é neste cenário que o Trilhas entra, deixando esse aluno pronto para as oportunidades”, disse Professor Mateus.

Oportunidade

Até o momento, o Governo de Minas Gerais já investiu cerca de R$ 1 bilhão no Trilhas de Futuro. Em Uberaba, esse investimento já soma R$ 10,2 milhões, resultando na formação de 1.061 profissionais no município. Além disso, outros 1.693 estudantes estão em processo de formação na cidade.

Participaram da palestra cerca de 500 alunos dos cursos técnicos em Eletromecânica, Mecânica; Móveis; Soldagem; Açúcar e Álcool; Edificações; Fabricação; Informática para internet; Instrumentação Industrial; Logística; Manutenção Automotiva; Manutenção de Máquinas Industriais; Planejamento e Controle da Produção; e Química.

“Eu brinquei com os alunos na conversa que tive, hoje, aqui em Uberaba, que não se trata de formar e depois ter boa sorte para arranjar um emprego. A boa sorte de arranjar emprego eles já tinham no momento em que eles vieram para dentro do curso, porque as vagas já estão esperando eles saírem para que possam ser contratados”, acrescentou o vice-governador.

Em todo o estado, o Trilhas de Futuro, que está na quarta edição, já formou quase 42 mil técnicos, em diversas áreas do conhecimento. Outros quase 111 mil estão em processo de formação.

Mapeamento

Os cursos técnicos oferecidos pelo projeto são selecionados com base em uma escuta ativa junto ao setor produtivo e às empresas distribuídas no estado. Para isso, é feito um mapeamento das principais demandas no estado para fornecer mão de obra qualificada, atendendo às necessidades.

O mapeamento é realizado anualmente pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), com a finalidade de fazer um chamamento para que empresas interessadas em contratar futuros profissionais possam participar do processo de definição qualitativa e quantitativa de vagas de cursos profissionalizantes a serem oferecidas pelo programa. Isso garante que as vagas disponibilizadas estejam alinhadas com as novas demandas do mercado.