Detran-MS integra operação do TCE na vistoria do Transporte Escolar em Bandeirantes – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Bandeirantes foi o primeiro município sul-mato-grossense a receber, na terça-feira (26), a operação de vistoria das instituições que integram a Comissão Técnica da Gestão do Transporte Escolar.

A operação coordenada pelo TCE-MS (Tribunal de Contas) teve a participação do Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul) na verificação das condições de 23 veículos.

Durante a ação foram analisados itens como extintores de incêndio, câmeras de ré, faróis, para-brisas, tacógrafos, cinto de segurança, além da documentação dos veículos e dos motoristas.

O Gerente da Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, Ruben Ajala, explicou que o foco é a segurança das crianças. “Fizemos uma vistoria tanto dos veículos próprios do município como os terceirizados, e pontuamos algumas coisas, entregamos ao Tribunal de Contas que agora vai enviar um relatório ao prefeito municipal. A nossa preocupação sempre será que as nossas crianças possam ir e voltar para a escola em segurança. ”

Na avaliação do chefe da Divisão de Educação do TCE-MS, Marcos Camillo, o trabalho da instituição vai além de questões de trânsito. “Temos o processo licitatório que também vamos fazer uma verificação desse processo dos terceirizados e fazer o cruzamento com o pagamento, com rotas e se o transporte escolar está realmente sendo efetivado de acordo com a contratação e de acordo com a lei no caso dos veículos próprios. Pelo TCE-MS é feito um relatório, que vai ser entregue à prefeitura para eles justificarem ou arrumarem as questões levantadas na vistoria.”

O prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte, enalteceu o trabalho e firmou o compromisso de atender o que for apontado. “Muito importante essa fiscalização para verificar nosso transporte escolar por que estamos transportando vidas, nossas crianças e vamos verificar o que temos que melhorar, se tivermos que trocar algo, vamos fazer. O mais importante é que vamos juntos, Prefeitura e os órgãos do Termo de Cooperação cumprir todas as normas que devem ser cumpridas.”

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) participou da fiscalização com agentes de autoridade de trânsito que juntamente com outras 14 instituições integram o grupo coordenado pelo TCE-MS: MPMS; Sejusp; Cetran-MS; Comando-Geral da PM; Secretaria de Estado de Educação (SED); Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal; Agesul; DNIT; SEST/Senat; CACS/Fundeb-MS; Assomasul; Agems e Undime.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued