ENTRETENIMENTO

Nova edição do Desafio COR terá a participação de startups de games – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O pré-lançamento do VII Desafio COR 2024: Virando o Jogo – Julliana Cortes/SMCT

O VII Desafio COR 2024: Virando o Jogo no Rio foi pré-lançado nesta segunda-feira (25/03), no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura. Este ano, o evento terá a participação de startups da área de games e de alunos das Naves do Conhecimento, que juntos desenvolverão soluções de impacto social para a prevenção de riscos e de resiliência a desastres no município do Rio de Janeiro.

O VII Desafio COR é organizado pelo Centro de Operações Rio e pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), e o edital será lançado no mês que vem. A jornada de tecnologia e inovação será acompanhada por diversos especialistas que atuam no COR, em parceria com a SMCT, para que os participantes possam desenvolver habilidades para criar jogos sobre operações urbanas e situações de crise.

– Trazemos para dentro de um órgão operacional elementos da sociedade que possam colaborar com o edital e ajudar a criar algo que cresça e possa ser utilizado no futuro. A ideia com a inclusão dos games no desafio é levar para crianças e adolescentes uma cultura de prevenção contra desastres – explicou o chefe-executivo do COR, Alexandre Cardeman.

O Desafio COR é um projeto que apresenta para startups, empresas e grupos técnicos interessados desafios do Centro de Operações para aprimorar sua performance na gestão de integração das operações de infraestrutura, logística e emergências urbanas.

– Nosso objetivo é criar, ao mesmo tempo, uma cultura de prevenção, trazer uma melhor experiência de comunicação de riscos, mas também abrir oportunidades e novas possibilidades para a juventude, principalmente aquela que mora nos locais mais vulneráveis da cidade – afirmou a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

As Naves do Conhecimento, equipamentos geridos pela SMCT, democratizam o acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos. As unidades, oferecem gratuitamente cursos e oficinas para a população de áreas mais vulneráveis do Rio.

Além da SMCT e do COR, participaram do evento de pré-lançamento, que detalhou as etapas do desafio este ano: Coordenadoria de Games e e-Sports da Prefeitura, Defesa Civil, lideranças da área de games e representantes de universidades, entre outras instituições.

Marcações: Desafio COR Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro