ENTRETENIMENTO

Rede Municipal de Saúde oferece assistência para crianças e adolescentes com Síndrome de Down

Nesta quinta-feira (21) é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para ampliar a visibilidade social deste público. Em João Pessoa, a Rede Municipal de Saúde oferece atendimento para crianças e adolescentes com Síndrome de Down no Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD).

No serviço são oferecidos atendimentos em diversas especialidades que estimulam o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes: fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, arteterapia, musicoterapia, educação física adaptada e atividades na piscina.

“Todas as terapias e atividades desenvolvidas pelos profissionais do Centro buscam o desenvolvimento das crianças de acordo com suas necessidades e também de suas limitações. Ao receber alta de uma terapia, a criança é incluída em outra especialidade do serviço para evoluir em outras áreas”, destacou Nadja Marques, coordenadora do CRMIPD.

Serviço – Além de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, o Centro de Inclusão também recebe usuários de zero a 18 anos de idade com as mais variadas deficiências e distúrbios de comportamento ou aprendizagem para habilitação ou reabilitação deles.

Para ter acesso ao serviço, o responsável pela criança ou adolescente pode ir diretamente ao Centro. No local, é realizada uma triagem de avaliação em que, conforme as necessidades identificadas, os usuários serão encaminhados para as terapias e atividades mais adequadas e atendimento individualizado ou em grupo. O CRMIPD está localizado na Avenida Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.