ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Comunidade rural em Diogo Vasconcelos é beneficiada com poço tubular para captação de água potável

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), inaugurou um poço tubular profundo de captação, garantindo acesso à água potável de qualidade aos moradores da comunidade rural d Curriola, em Diogo Vasconcelos, região Central de Minas. A entrega foi nessa quarta-feira (20/3), durante a Semana da Água 2024.

Em 2020, Diogo Vasconcelos foi selecionado no edital de chamamento público da Semad para construção de poços tubulares, no qual foram selecionados 44 municípios.

Para isso, a Semad formalizou, junto à Copasa, um Termo de Cooperação Técnica para a instalação de cem poços, dos quais 78 já foram perfurados.

O subsecretário de Saneamento, Anderson Diniz, destaca que o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, fundamental e indispensável à vida.

“Estamos entregando um sistema que garantirá a toda a população da comunidade de Curriola acesso à água. E isso é muito importante, porque água é saúde, é vida, e essa comunidade tinha uma carência muito grande de abastecimento”, pontua.

De acordo com o superintendente de Água e Esgoto da Semad, Kleynner Lopes, a atuação direta junto aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas de saneamento é uma das prioridades do Governo de Minas.

“É de suma importância ampliar os sistemas alternativos de abastecimento de água, principalmente em áreas rurais as quais necessitam de infraestruturas para suprir a demanda e oferta de água potável para consumo humano”, explica o superintendente.

A obra irá beneficiar cerca de 20 famílias da comunidade rural. Na solenidade de inauguração, estiveram presentes o prefeito Domingos Antunes de Freitas e a diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, Isabela Lopes.

Qualidade de vida

O prefeito Domingos Antunes ressaltou os benefícios que a obra trará aos moradores da comunidade rural. “O pessoal daqui utilizava uma água sem tratamento nenhum. Hoje temos aqui esse poço que vai contemplar essas famílias”, pontuou

“Essa obra é de máxima importância. Sem água a gente não vive. Com certeza vai melhorar muito nossa qualidade de vida”, disse o morador da comunidade Márcio Freitas.

A moradora Silvana Batista destacou as dificuldades que a comunidade passava e as expectativas de melhoria com a obra. “A gente passava um sufoco. Chegamos a ficar quase sem água. Agora, estamos muito felizes com esse poço”, contou.

Semana da Água

A Semana da Água 2024, promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), vai de 18 a 22/3.

Com o tema “25 anos da Lei das Águas de Minas”, a Lei 13.199 de 1999, o evento é anual e comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22/3.

A Semana da Água tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos para o equilíbrio do meio ambiente e a qualidade de vida, incentivando o consumo consciente e o combate ao desperdício.

A programação visa compartilhar experiências e conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos a partir de diferentes olhares, além de propiciar o diálogo entre especialistas e sociedade.

A programação completa  da Semana da Água 2024 e as formas de inscrição estão disponíveis clicando aqui.