ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Sedese e Servas assinam contrato de gestão para impulsionar ações de desenvolvimento social no estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e o Serviço Social Autônomo (SSA-Servas) firmaram, nesta quarta-feira (20/3), uma parceria inédita para impulsionar ações complementares às políticas públicas de desenvolvimento social no estado.

O documento, primeiro contrato de gestão assinado entre o Governo do Estado e um Serviço Social Autônomo, prevê iniciativas que visam à redução da desigualdade, erradicação da pobreza e da fome, além da melhoria na qualidade de vida da população em Minas Gerais.

O contrato de gestão inclui ainda iniciativas que potencializam e aceleram o acesso aos serviços básicos, capacitação profissional, geração de emprego e renda, programas e projetos voltados para a assistência social destinados para os grupos vulneráveis, fomentando uma rede de parceiros capaz de amplificar a inclusão social.

Estão previstas ações de capacitação para os segmentos da assistência social e direitos humanos (criança e adolescente, mulher, idoso, família, população em situação de rua, etc), visando uma maior profissionalização e sustentabilidade das instituições socioassistenciais do estado de Minas Gerais, por meio de projetos específicos a serem desenvolvidos com diferentes públicos-alvo.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, afirma que este é o momento de uma nova gestão e de uma nova forma de administrar com mensuração de impacto para a sociedade. O contrato traz uma metodologia que soma à inovação.

“O Servas vai qualificar entidades socioassistenciais, favorecendo o ecossistema de assistência social para prestar um melhor serviço de assistência e desenvolvimento social para os mineiros. E isso não tem preço, é uma onda positiva! Nós vamos ser exemplo para todos os estados do Brasil”, finaliza.

Para a presidente do SSA-Servas, Christiana Renault, a celebração desse instrumento jurídico é a forma mais moderna de uma entidade do terceiro setor estreitar a sua relação com o Governo do Estado. “Este passo terá um impacto muito positivo para a assistência social no estado, pois seremos vetores de benefícios para chegar diretamente aos mineiros em situação de vulnerabilidade social”.

A partir deste contrato, o Servas vai estabelecer estratégias com empresas, órgãos públicos e instituições parceiras para garantir recursos materiais e financeiros no apoio a programas e projetos.