ENTRETENIMENTO

Prefeitura lança o projeto Rio em Ordem na Zona Sul – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Um efetivo de 64 guardas municipais vai atuar no projeto na Zona Sul da cidade – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Subprefeitura da Zona Sul, em parceria com Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal, iniciou, nesta quarta-feira (20/3), o projeto Rio em Ordem, que destina efetivo de guardas municipais para abordar exclusivamente demandas de ordenamento urbano na orla e nas principais vias de circulação da Zona Sul. A iniciativa vai ampliar o efetivo de guardas municipais nas ruas da região, e o projeto será custeado por meio de cota extra para os agentes durante o período de folga. O subprefeitro da Zona Sul, Flávio Valle, e o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, participaram da cerimônia de lançamento do projeto, que ocorreu na orla de Ipanema, e também contou com representantes das associações de moradores dos bairros contemplados, além dos guardas municipais que iniciaram as atividades do projeto nesta manhã.

Segundo Flávio Valle, as maiores demandas recebidas diariamente pelas equipes da subprefeitura são referentes ao ordenamento dos bairros, com o descumprimento das posturas municipais, como: ocupação indevida do passeio público, propaganda irregular, estacionamento irregular nos corredores, caixas de som e recipientes de vidro na orla, além de comércio irregular, entre outros. Ainda segundo o subprefeito, o projeto tem por objetivo garantir que o ordenamento seja mais territorializado e personalizado, com a solução de problemas específicos dentro de um perímetro delimitado. Além disso, Valle ressalta que a atuação conjunta da subprefeitura com a Guarda Municipal vai oferecer maior eficiência e agilidade no atendimento das demandas.

– A subprefeitura recebe, diariamente, inúmeros pedidos de ordenamento vindos do canal 1746, das redes sociais e da comunicação direta com as lideranças dos bairros. Com o Rio em Ordem, teremos equipes prontas para atuar com agilidade em toda a região, oferecendo celeridade na resolução dos problemas. Será um efetivo de 64 guardas a mais atuando nesse projeto piloto, que poderá ser reproduzido em todas as regiões da cidade – explicou Flávio Valle.

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, reforçou que a ação visa aumentar o ordenamento da região e atender as demandas dos cariocas.

– O projeto se juntará às ações de ordenamento diárias, ao programa Rio+Seguro e às fiscalizações da Operação Verão, que já são rotineiras.

Como vai funcionar o Rio em Ordem

A subprefeitura vai coordenar as atividades diárias de 16 guardas municipais, em turno de 12 horas, que serão divididos em quatro grupos compostos por quatro integrantes cada, para atuar atendendo demandas específicas. Será um efetivo de 64 guardas a mais trabalhando na região:

Rota 1 – 4 GMs atendendo às demandas da orla
Rota 2 – 4 GMs atendendo a demandas especificas de trânsito nas principais vias de circulação
Rota 3 – 4 GMs atendendo demandas de ordenamento em geral
Rota 4 – 4 GMs atendendo demandas de ordenamento em geral

Decreto proíbe recipientes de vidro nas praias do Rio

Durante o lançamento, o subprefeito da Zona Sul e o secretário de Ordem Pública também enfatizaram a publicação do decreto no Diário Oficial desta quarta-feira, proibindo que quiosques, barraqueiros, ambulantes e entregadores comercializem comida e bebida em embalagem de vidro. A medida já valia para os barraqueiros da orla e agora passa a valer também para os entregadores dos aplicativos que fazem entregas nas praias do Rio, para os quiosques e também para os frequentadores.

A partir desta quarta-feira, os fiscais poderão apreender recipientes de vidro que não estiverem em conformidade com a lei em toda a orla carioca. Com isto, a Prefeitura espera aumentar a preservação do meio ambiente, garantir a limpeza e a qualidade da areia e da água das praias, além de evitar acidentes com vidro.

Categoria:

  • 20 de março de 2024
  • Marcações: Guarda Municipal Ordem Pública Prefeitura do Rio Projeto Rio em Ordem Subprefeitura da Zona Sul