ENTRETENIMENTO

IFSP faz parceria com plataforma de desenvolvimento profissional – IFSP

Acordo dá acesso gratuito às licenças de alto valor acadêmico para uso em ensino, pesquisa e extensão

O IFSP, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), articulou a assinatura de um acordo de cinco anos, sem custo, com a empresa Embarcadero a fim de ser liberado acesso à plataforma de desenvolvimento profissional RAD Studio, na versão Enterprise, para aplicação em ensino (aulas e atividades curriculares), pesquisa e extensão.

O uso da plataforma RAD Studio, em versão inferior, está em uso em alguns campi, mas o acordo institucional permitiu um maior número de licenças ativas na versão superior. O modelo permite desenvolvimento de aplicações para Windows, Android, iOS, macOS e Linux. Maiores detalhes das funcionalidades podem ser acessados aqui. 

No dia 14 de março, o professor Tarcísio Leão, Diretor de Graduação (DGRA) da Pró-Reitoria de Ensino, participou do lançamento da parceria entre o IFSP e a Embarcadero em uma live transmitida pelo YouTube da Embarcadero. Os detalhes da pareceria foram tratados durante o evento. 

De acordo com Leão “a expectativa para o uso da plataforma de forma institucional, ou seja, disponível em todos os campi, é das melhores. Quer seja pelas possibilidades no ensino: nas aulas, projetos integradores, trabalhos de conclusão de curso e projetos de ensino, quer seja pelas opções na pesquisa e na extensão”. Segundo ele, além de atender todos os níveis em que o IFSP atua, da qualificação profissional até a pós-graduação, atenderá tanto os cursos da área de computação quanto outras áreas que possuem na estrutura curricular disciplinas de programação.

Os próximos passos da parceria incluem uma etapa de formação para os docentes e para os técnicos administrativos com o intuito de não só aplicar nas atividades curriculares, de pesquisa e de extensão, mas também articular com o setor de Tecnologia da Informação (da Reitoria e dos campi) para disponibilizar as licenças da nova versão aos campi, além de eventos de divulgação dos projetos, participação em feiras e competições. Em breve, a DGRA enviará maiores informações. Dúvidas e sugestões acerca da parceria podem ser enviadas para