ENTRETENIMENTO

Jovens Negociadores do Clima farão residência no Comitê Rio G20  – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A cidade do RIo será a capital da reunião do G20, em novembro de 2024 – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O Comitê Rio G20 da Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) estabeleceram uma parceria para que formandos do programa Jovens Negociadores do Clima participem de um programa de residência no Comitê. O objetivo é utilizar o conhecimento teórico e prático adquirido por esses jovens, ao longo de 2023, na preparação e execução de atividades na cidade enquanto o Rio de Janeiro for sede da Cúpula do G20 – o grupo das maiores economias do mundo.

– O G20 presidido pelo Brasil terá como legado a formação de uma geração de pessoas preparadas para participar e influenciar decisões de escala global. Os jovens negociadores pelo clima reforçam a vocação do Rio enquanto cidade global que não esconde seus desafios. Ao construírem eventos paralelos e participarem da organização de agendas oficiais, jovens de vários territórios deixarão sua marca coletiva em um momento importante da diplomacia brasileira. Com esta parceria, o Comitê Rio G20 expande sua capacidade, e visão, ao trazer representantes da sociedade civil para o centro do esforço de construir, ao longo do ano, a Capital do G20 – celebrou o presidente do Comitê Rio G20, Lucas Padilha.

O programa Jovens Negociadores do Clima é uma iniciativa da SMAC, do PerifaLab e do Observatório Internacional da Juventude (OIJ) e é voltado para a capacitação de jovens líderes cariocas, especialmente de periferia, negras/os, indígenas e LGBTQIA+ para que eles se tornem negociadores eficazes do clima e representem as perspectivas e urgências da juventude brasileira na Agenda do Clima do Brasil, da ONU e outras organizações nacionais e internacionais.

– Acompanhei todas as etapas do Jovens Negociadores do Clima em 2023 e pude conferir o crescimento profissional desses jovens a cada encontro, a cada reunião que fazíamos pelo programa. Fico muito orgulhosa de ter a oportunidade de ver essa juventude pulsante trabalhando, em conjunto, com a Prefeitura do Rio, levando suas vozes para os espaços do G20 – afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.

Essa residência permitirá que jovens de periferia ocupem espaços de tomada de decisão e, dessa forma, contribuam para a elaboração de políticas de estado e de políticas públicas que promovam a transformação social e a redução das desigualdades, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Durante a experiência de oito meses, será garantido o pagamento de bolsas de residência ao grupo de jovens selecionados.

O Rio é a capital do G20 e vai receber, ao longo de 2024, diversos encontros ligados ao G20, como as reuniões de grupos de engajamento do G20, eventos paralelos, o encontro de ministros das finanças e presidentes do Banco Central, a Cúpula do G20 Social e a reunião de Cúpula dos chefes de Estado das maiores economias do mundo. O trabalho de preparação nesses eventos garantirá uma formação complementar destes jovens quanto ao trabalho junto a algumas das maiores organizações internacionais do planeta.

 

Categoria:

  • 14 de março de 2024
  • Marcações: Comitê Rio G20 G20 Jovens Negociadores do Clima meio ambiente parceria Prefeitura do Rio residência