Governo vai encaminhar egressos do programa de estágio ao mercado de trabalho – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Para promover a inclusão de recém-graduados no mercado de trabalho, o Governo do Estado criou o Conectando Talentos. A iniciativa é uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) para possibilitar que recém-graduados, egressos do Programa de Estágio do Governo, tenham encaminhamento personalizado às vagas no mercado de trabalho.

Na manhã desta quinta-feira (14), foi realizada na Funtrab a cerimônia de lançamento do programa, com a presença de autoridades e empresários.

O Conectando Talentos: Egressos do Programa de Estágio do Governo de MS” foi apresentado pelo secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Castro Nogueira.

secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Castro Nogueira

Ele explicou a finalidade do programa como ação de governo e destacou a importância da iniciativa para os novos profissionais e para o mercado de trabalho.

“Esses profissionais que estão saindo do estágio têm um diferencial competitivo para o mercado de trabalho. Eles podem, dentro das oportunidades, atuar em atividades operacionais e técnicas, relacionadas a gestão, fundamental para a competividade das empresas. Os empresários vão ter a oportunidade de ter profissionais recém-formados, capacitados e com experiência em gestão na administração pública”, reforçou.

Thaner destacou, ainda, que o Programa de Estágio do Governo já capacitou 250 estagiários e tem como meta fazer com que 50% desses profissionais saiam empregados.

Diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior.

O diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior, declarou que o momento é bastante positivo para a fundação, por poder oferecer candidatos qualificados para preencher as vagas disponíveis no mercado de trabalho.

“Poder encaminhar profissionais com conhecimento e experiência em gestão pública, que entendem de políticas públicas, nos leva a um outro patamar. São novos profissionais já preparados para trabalhar e que muito podem contribuir com as empresas. É uma virada de chave para a Funtrab”, disse. 

Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Rodrigo Perez.

Para o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, o Conectando Talentos é um reflexo do ciclo virtuoso que Mato Grosso do Sul está vivendo.   

“Hoje nós temos uma honrosa posição de ser o Estado que mais cresce no país, que tem o maior investimento per capita. Isso quer dizer que estamos conseguindo gastar menos com o Estado e investir mais em projetos para gerar capital humano”, argumentou.

Segundo Rodrigo Perez, o Programa Conectando Talentos, juntamente com outras inciativas do executivo Estadual, demonstram essa nova realidade.

“O Estado está qualificando os profissionais para serem absorvidos pelo mercado de trabalho justamente quando este vive um momento de crescimento ímpar”, afirmou.    

O diferencial do “Conectando Talentos” é disponibilizar aos empresários profissionais capacitados e com experiência em gestão pública  e proporcionar aos recém-graduados a inclusão no mercado de trabalho de maneira personalizada.

Nesta fase inicial, 58 egressos do Programas de Estágio do Governo de MS já estão aptos a realizar o cadastro no Portal Mais Emprego para concorrer a uma oportunidade de trabalho.

Também participaram do evento nesta quinta-feira (14), representantes das universidades parceiras do Programa de Estágio do Governo (UFMS, UEMS, UCDB, IFMS e Uniderp), representantes do Sistema S, empresários e egressos do programa.

 Como funciona o Programa Conectando Talentos

Ao concluir o estágio, o estudante recebe um histórico de todas as avaliações emitido pelo Programa de Estágio do Governo de MS e um certificado de conclusão das atividades, emitido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Com esses dois documentos e mais o certificado de conclusão do curso de graduação, ele deve comparecer à Funtrab com os documentos pessoais (RG, CPF), o número do PIS ou Cartão Cidadão e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para se cadastrar Portal Mais Emprego.

Cadastrado, o graduado passa a ser candidato a uma vaga de trabalho e a ter acesso personalizado ao sistema para monitorar os encaminhamentos realizados pela Funtrab.

A Funtrab é responsável por prestar o atendimento personalizado, fazendo o cruzamento entre o perfil dos candidatos com as vagas disponíveis e realizar o encaminhamento para as entrevistas de trabalho.

O objetivo desse serviço é promover a inserção de trabalhadores nas vagas de emprego disponibilizadas e, assim, diminuir o tempo na busca por uma ocupação.

Renata Brum, Comunicação da Segem.

Fotos: Álvaro Rezende e Luiz Valney