Prefeitura divulga iniciativas para fortalecer agricultura familiar durante reunião do Programa de Aquisição de Alimentos – CGNotícias

A reunião que deu início ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do ano de 2024, que aconteceu nesta quarta-feira (13), no Sindicato Rural de Campo Grande, terminou cheia de boas notícias. Além de os produtores terem tido a oportunidade de tirar todas as dúvidas de como funciona o programa do governo federal, que é operacionalizado pelos municípios, o evento serviu para orientá-los a fazerem outras vendas para o setor público.

É que durante a reunião, equipes da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Compras, explicaram aos produtores que além do Programa de Aquisição de Alimentos, eles também podem participar de outras iniciativas como a venda da produção para a merenda escolar. São diversos produtos que podem ser vendidos e as primeiras informações para a participação do edital já foram dadas.

A prefeita Adriane Lopes frisou as parcerias entre as secretarias que vêm transformando a Capital. “A Sidagro orienta, executa e acompanha a produção desses alimentos e a SAS recebe e entrega às famílias que vivem em situação de insegurança alimentar. Um trabalho conjunto, organizado, que leva desenvolvimento a quem produz e atendimento a quem tanto precisa. Garantindo oportunidades para todos”, conclui.

Dona Francisca José Arguello Lima, do Assentamento Três Corações, que fica a 120 quilômetros da região urbana de Campo Grande, se animou com as instruções. “Foi de muita valia tudo que escutamos aqui hoje, foi uma oportunidade para ter mais conhecimento sobre a agricultura familiar. Gostei muito das instruções, principalmente, a parte que falou sobre o modo de embalar e de transportar os alimentos para protegê-los. Então foi muito válido vir aqui”, disse.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, enfatizou a importância da iniciativa. “Nós conseguimos total disponibilidade, total boa vontade das demais pastas para fomentar a nossa agricultura familiar. Então, nós construímos uma união com a Semed e a Secomp para que consigamos colocar mais compras na agricultura familiar”, frisou.

Além disso, a reunião respondeu questionamentos e orientou os produtores familiares que vão participar do programa federal, sobre as regras da iniciativa e como proceder até o fim da ação. O programa é uma das principais ações para garantir a continuidade de famílias agricultoras no campo e alimentos saudáveis na mesa de quem mais precisa. Em Campo Grande, mais de 100 famílias estão cadastradas e vão receber o montante de R$ 865.345,76. Em 2023, 109 produtores participaram do programa e garantiram a entrega de mais de 230 toneladas de alimentos a mais de 21 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O secretário municipal da Assistência Social enfatizou o lado coletivo do programa. “Este programa é fantástico, com ele o nosso objetivo que é promover o acesso à alimentação para as famílias que vivem em insegurança alimentar está sendo alcançado. A parceria com a Sidagro está fazendo a diferença não só na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, mas também para os produtores”, afirmou o secretário.

Podem participar os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, com extrato da DAP/CAF vigente e com inscrição estadual habilitada, conforme a Lei 11.326 do Governo Federal. O público prioritário para participar é formado por beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); indígenas, quilombolas e demais povos de comunidades tradicionais; além de mulheres e suas organizações.