ENTRETENIMENTO

Programa Rios Vivos irá retirar 7,4 mil m³ de sedimentos em córregos de Cafelândia

A ação do DAEE amplia a vazão dos córregos da região

Na última terça-feira (12), as ações de revitalização dos córregos Olaria e Santa Izabel, em Cafelândia, parte integrante do Programa Rios Vivos, passaram por vistoria conduzida pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e pela equipe técnica do DAEE, órgão regulador de recursos hídricos do Estado.

As áreas de intervenção têm, somadas, 2,3 km de extensão e a operação de remoção deve retirar mais de 7,4 mil m³ de sedimentos dos dois afluentes do rio Tietê.

Com investimento de cerca de R$ 500 mil nos dois córregos, a ação do DAEE amplia a vazão dos córregos, o que minimiza a ocorrência de enchentes no bairro central, também aumenta a qualidade e disponibilidade de água para o município e toda a bacia hidrográfica, além de revitalizar as margens dos córregos, proporcionando um ambiente agradável e limpo para a comunidade de Cafelândia.

“Estamos levando por meio deste programa a revitalização de cursos d’água em 174 municípios”, afirmou a secretária. “Só aqui nesta intervenção estamos tirando mais de 500 caminhões basculantes de sedimentos, e com isso queremos exatamente o que o nome do programa diz, queremos nossos rios vivos, mais sustentabilidade e qualidade de vida para nossa população”, acrescentou. “Em conjunto com as prefeituras, e com o DAEE vamos continuar trabalhando para proteger e reintegrar o Tietê”, completou.

No Olaria, os serviços abrangem um trecho de 900 metros, entre a Rua São Paulo e a Avenida Benedito Osório de Lima, de onde serão removidos 3 mil m³ de sedimentos, equivalentes a 214 caminhões basculantes cheios, até o fim de março. Esse volume inclui materiais diversos que hoje ocupam o leito do rio, como areia, árvores e até lixo.

Após isso, as máquinas trabalharão em 1,4 quilômetro do córrego Santa Izabel, entre a Rua Sagrado Coração de Jesus e a Avenida Sete de Setembro. Neste novo ponto, os serviços devem acontecer até o fim de abril, com expectativa de retirada de 4,4 mil m³ de sedimentos, equivalentes a 314 caminhões basculantes (14 m³).

Ou seja, em dois meses, serão retirados mais de 500 caminhões cheios de resíduos que hoje reduzem a capacidade do rio e afetam a qualidade da água. A iniciativa também vai melhorar ainda mais as condições do Tietê na região.

Na região do Médio Tietê, outras cidades foram beneficiadas com os serviços de revitalização de cursos d’água do Rios Vivos, como Araçatuba (Córrego dos Espanhóis e afluente do Córrego Machadinho), Bauru (Rio Bauru), Itajobi (Córregos Monjolinho e Papagaio), Lençóis Paulista (Córrego Corvo Branco e Rio Lençóis), Lins (Córrego Campestre), Promissão (Córrego Gonzaga), Valparaíso (Córrego Floresta), Boracéia (Córrego do Matão), Borebi (Córrego das Antas), Coroados (Ribeirão Baixote).

Rios Vivos

O programa está inserido no Plano Estadual de Meio Ambiente, do Governo do Estado. O programa melhora as condições dos rios e incentiva a instalação de novos empreendimentos e polos industriais, além de fortalecer a economia e os índices socioeconômicos das cidades. Mais limpos e com as margens recuperadas, os rios também passam a ser um ponto de convivência, estimulando o lazer e a atividade física em seu entorno.

Neste ciclo do Programa Rios Vivos, a previsão é investir R$ 172 milhões para desassorear e revitalizar 240 cursos d’água (rios, córregos, riachos e ribeirões), em 130 municípios, até o meio deste ano. Lançado em 2022, o programa já recuperou 140 cursos d’água, beneficiando 97 municípios paulistas. Para receber os benefícios, os municípios precisam aderir ao programa. Os critérios de elegibilidade estão disponíveis em http://www.daee.sp.gov.br/site/riosvivos/.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap