Bonito é representado na 4ª Conferência Nacional de Cultura – Prefeitura Municipal de Bonito

Bonito esteve presenta na 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), realizada pelo Ministério da Cultura (Minc) e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Participaram da Conferência, 1.338 delegados, 1.087 convidados, 1491 observadores, 738 pessoas no apoio e organização; além de 151 profissionais da imprensa.

Entre as ações realizadas está a aprovação das 30 propostas consideradas prioritárias, dos seis eixos temáticos da conferência. O evento começou com 140 propostas acolhidas nos municípios, estados e Distrito Federa, das quais foram escolhidas 84 prioridades, que se transformaram nas 30 que irão compor o Plano Nacional de Cultura.

 “Entre as propostas levadas por Mato Grosso do Sul, construídas a partir das conferências municipais e estaduais, praticamente todas foram inseridas nas 30 principais que vão formar o Plano Nacional de Cultura. Foi uma construção democrática e muito importante para o cenário cultural do país”, detalha o diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi.

 “A gente tem um resultado super importante no sentido da projeção da política pública, da retomada da participação social e do processo de Conferência, que é a pactuação entre poder público e sociedade civil, onde se encontram, dialogam, celebram. Então foi um momento único e histórico porque já podemos dizer que é a maior Conferência de Cultura já realizada. Depois de 10 anos sem Conferência, a 4ª CNC reuniu quase cinco mil pessoas entre observadores, convidados, delegados e trabalhadores em geral, mas focando nos delegados, convidados e observadores; a maioria muito interessada e ávida por debater e escutar a opinião de todos os estados sobre o rumo da política pública de cultura”, avalia o coordenador-Geral do CNPC e um dos organizadores da Conferência, Daniel Samam.