ENTRETENIMENTO

São José tem Comitê de Enfrentamento à Dengue

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

Diante do aumento de casos de dengue e da necessidade de ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de São José dos Campos instituiu o Comitê de Enfrentamento às Emergências de Arboviroses.

O objetivo é coordenar as ações de prevenção, controle e combate aos criadouros.

Também terá a função de articular as ações contra a dengue entre todos os serviços de saúde do município, tanto públicos quanto privados, construindo uma rede de atenção, prevenção e tratamento que propiciará aos munícipes qualidade na prevenção, diagnóstico e suporte ambulatorial e hospitalar.

O Comitê intersecretarias é formado por representantes da Saúde; Apoio Social ao Cidadão; Esporte e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Gestão Administrativa e Finanças; Mobilidade Urbana; Manutenção da Cidade; e Proteção ao Cidadão, além de membros de fundações e autarquias municipais como a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e a Urbam (Urbanizadora Municipal S/A).

Entre as atribuições do grupo estão a divulgação de ações educativas e dos serviços ofertados à população por entes públicos ou privados e o monitoramento dos casos notificados e confirmados da doença.

A primeira reunião foi realizada nesta quarta-feira (6) para traçar estratégias conjuntas de atuação. O grupo se reunirá mensalmente e extraordinariamente, quando houver necessidade.

Força-tarefa

Desde janeiro último, quando os casos de dengue começaram a aumentar, a Prefeitura tem intensificado as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti em toda a cidade, com Operações Casa Limpa, recolhimento de materiais inservíveis que podem ser focos do mosquito, controle de criadouros, visitas nas residências, nebulização nas casas e locais com casos confirmados e ações de orientação e conscientização em praças e escolas.

Já estão sendo realizadas ações conjuntas, envolvendo equipes das secretarias de Saúde (agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde) e Proteção ao Cidadão (representantes da Defesa Civil e fiscais de posturas que realizam fiscalizações em áreas particulares).

As secretarias de Manutenção da Cidade e de Apoio Social ao Cidadão colaboraram com caminhões para recolher os materiais inservíveis.

Guardas civis municipais têm colaborado com drones, que sobrevoam e gravam imagens de imóveis aos quais os agentes de combate ás endemias não têm acesso por estarem fechados.

Com o Comitê de Enfrentamento às Emergências de Arboviroses, as ações conjuntas serão ampliadas ainda mais.

Programação

A Prefeitura de São José dos Campos também está divulgando em seu site (www.sjc.sp.gov.br) a programação diária de ações contra a dengue.

A programação está disponível no link.

Colaboração

É essencial a colaboração dos munícipes, redobrando os cuidados e sendo cordiais com os agentes, deixando-os entrar na casa para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. Eles estão trabalhando para garantir a saúde de todos. Conheça os agentes.

Caso identifique terrenos abandonados ou locais que possam ser criadouros do transmissor da dengue, entre em contato pela central 156 (telefone, site e aplicativo).

Cuidados

Ações para evitar criadouros

• Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas

• Evite planta aquática

• Não acumule entulho e lixo

• Faça sempre a manutenção de Piscinas e Fontes, utilizando produtos químicos líquidos

• Retire a água acumulada da laje

• Mantenha a lixeira sempre fechada

• Guarde pneus em lugares cobertos

• Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo

• Lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasos usados ​​para servir água aos animais domésticos

• Mantenha bem tampados reservatórios e caixas d’água

• Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada

• Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva

• Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cobertura com tapetes ou objetos

Mais informações e orientações


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde