Governo reconhece situação de emergência em áreas urbanas e rurais de Iguatemi – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Em função das chuvas intensas que provocaram danos públicos em Iguatemi, o Governo do Estado reconheceu situação de emergências em algumas áreas urbanas e rurais da cidade, por um período de 180 dias. Com esta medida o município poderá adotar ações para conter os prejuízos e também contar com a mobilização de órgãos estaduais.

As chuvas intensas ocorreram na cidade no final de janeiro, trazendo prejuízos e danos nas áreas rurais e urbanas, que ultrapassou a capacidade de resposta do município. Foi decretada pela Defesa Civil Municipal situação de emergência e esta condição foi reconhecida pela Defesa Civil Estadual, após visita “in loco” em Iguatemi.

Com este reconhecimento fica autorizado a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem na cidade sob coordenação da Defesa Civil, em ações de resposta ao desastre, assim como reabilitação do cenário. Também pode ter a convocação de voluntários para reforçar as atividades, assim como realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

As autoridades recebem aval para se necessário entrar nas casas e prestar socorro em situações de risco iminente, assim como determinar pronta evacuação. Aos gestores fica dispensado a realização de licitações para atendimentos, continuidade de serviços, aquisição de bens e obras necessárias em função da situação de emergência.

O decreto assinado pelo governador Eduardo Riedel foi publicado nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial do Estado. Confira a publicação

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Divulgação/Defesa Civil