ENTRETENIMENTO

Prefeitura de Sorocaba reinaugura primeira unidade do Sabe Tudo Conect@ após anos de inatividade dessas construções – Noticias

Fotos: Michelle Alves

Por: Rose Campos

Após um período de cerca de nove anos em que os prédios estavam vazios, sem atividade e em estado de abandono, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), reinaugurou nesta quarta-feira (28), a primeira unidade do projeto Sabe Tudo Conect@. Foi aproveitada a estrutura do prédio do Antigo Sabe Tudo, que foi completamente revitalizada e readequada para abrigar as novas atividades e projeto pedagógico. O primeiro a ficar pronto foi o que funciona junto à E.M. “Inês Rodrigues Cesarotti”, no Jardim Bonsucesso, na Zona Norte da cidade.

Pelo projeto Conect@, serão ofertadas oficinas nas áreas da cultura digital; tecnologia e pensamento computacional; com cursos como os de Informática; tecnologia usual para o dia a dia; apoio escolar voltado para a cidadania digital; criatividade e inovação; cultura maker e produção audiovisual.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura do novo projeto o prefeito de Sorocaba, o secretário da Educação, a vice-diretora da escola, Camila Aguiar, além de gestores da Sedu e vários integrantes da comunidade escolar. Um grupo de alunos, do 5º ano da escola, apresentou um texto em agradecimento ao novo equipamento recebido.

O objetivo é que todos os estudantes da rede municipal, do 1º ao 9º ano das unidades escolares anexas aos espaços utilizem o Conect@. Os estudantes de outras unidades escolares da rede também poderão usufruir dos recursos oferecidos ali, em horários agendados.

Inicialmente, já estão programadas as inaugurações de outras unidades do Sabe Tudo Conect@ junto a outras sete escolas: E.M. “Amin Cassar”; E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”; E.M. “Maria Domingas Tótora de Góes”; E.M. “Flávio de Souza Nogueira”; E.M. “Oswaldo de Oliveira”; E.M. “Luiz Almeida Marins” e E.M. “Quinzinho de Barros”.

Assim, além de recuperar espaços que estavam abandonados e sendo alvo de vandalismo, também se oferece outra oportunidade de aprendizagem voltada aos segmentos da tecnologia, inovação e gamificação. Somente na E.M. “Inês Rodrigues Cesarotti”, que agora retorna à atividade, o equipamento estará acessível para cerca de 1.300 alunos, matriculados nessa escola.

A iniciativa, além disso, faz parte de uma política de recuperação de espaços públicos muito importantes para a cidade, uma vez que proporciona novas possibilidades de utilização, desenvolvimento e bem-estar para a população.