Vazios urbanos e habitação de interesse social será tema de evento nesta quinta-feira (29) – CGNotícias

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), e em parceira com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a MRV Engenharia realizará o evento “Diálogo Sustentável: Vazios Urbanos – desafios e soluções à luz da crise climática e habitacional”, nesta quinta-feira (29 de fevereiro), das 14h às 18h, no Auditório Engenheiro Nilo Javari Baren, situado na sede da autarquia.

Com o objetivo de proporcionar conhecimentos e promover aos técnicos do Município o debate sobre a inserção sustentável de habitação de interesse social em vazios urbanos nas cidades brasileiras, o evento contará com a presença de especialistas, representantes de outros Municípios, equipe técnica do ICLEI e demais parceiros, visando gerar benefícios sociais e urbanísticos, aumentar a capacidade de resposta aos desafios das alterações climáticas, bem como o Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Para a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, o debate visa a capacitação dos servidores municipais e aprimoramento dos serviços prestados. “Iremos ouvir experiências inovadoras sobre o aproveitamento de vazios urbanos, além de relacionar os benefícios de inserção de habitação de interesse social nos vazios urbanos e aspectos do Desenvolvimento Urbano Sustentável. Com certeza, será uma tarde proveitosa para os técnicos que trabalham diariamente com estas questões”.

Durante o encontro, serão abordados os seguintes temas: produção de habitação de interesse social; cases de sucesso – alinhamento de sustentabilidade e habitação de interesse social; experiência de Belo Horizonte – MG; experiência do Recife – PE; experiência do Estado de Mato Grosso do Sul e Campo Grande – MS.

Os demais especialistas presentes são: Nabil Bonduki, pesquisador na área de produção de habitação de interesse social em áreas ociosas e infraestruturadas, professor de história do Urbanismo com vários livros e estudos publicados; Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul; Maria Caldas, Sênior Fellow do ICLEI para Desenvolvimento Sustentável; Ana Wernke, Coordenadora de Relações Institucionais do ICLEI Brasil e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo; Gisella Lobato, Diretora de Gestão e Política Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte; Fernandes Carvalho, Gerente Geral de Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife; e, Maria do Carmo Avesani Lopez, Diretora-Presidente da Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Coordenador de Planejamento Urbano da Planurb, Davi Texeira, destaca que Campo Grande já vem trabalhando com habitação de interesse social e vazios urbanos e pontua que o encontro será importante para aprimorar os debates. “Recentemente, foram elaborados estudos para subsidiar a revisão e atualização da Política Municipal de Habitação de Interesse Social (POLHIS) e o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PHABIS). A importância de participar do evento é compatibilizar o que Campo Grande vem trabalhando com as diretrizes federais”.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Educação Ambiental da Planurb no YouTube: www.youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987

Sobre o ICLEI

No dia 11 de novembro de 2023, Campo Grande se filiou ao ICLEI e reconfirmou seu compromisso com o Desenvolvimento Urbano Sustentável.

O International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI0 é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influenciam as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

A rede conta com especialistas que trabalham juntos com os governos, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.