ENTRETENIMENTO

Oficina gratuita de mapeamento da economia cultural e criativa acontece no TMTV no dia 17 de março – Noticias

Foto: Secom

Por: Mariana Campos

Gestores, captadores, artistas, agentes e empreendedores culturais e criativos com idade a partir de 16 anos podem participar, no dia 17 de março, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30, da oficina gratuita “Como mapear a economia cultural e criativa de sua cidade”, coordenada pela administradora pública, economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo (USP), Ana Carla Fonseca, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no Alto da Boa Vista.

Com correalização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Poiesis e Oficinas Culturais, com parceria do CELACC -ECA/USP (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação), a programação faz parte do Ciclo de Gestão Cultural.

O Ciclo de Gestão Cultural, por meio de uma série de diálogos, aprofunda discussões sobre questões da área da cultura e propicia a troca de experiências bem-sucedidas de gestão, consolidando formas de atuar em diferentes contextos e localidades.

Partindo do fio condutor de um debate acerca de objetivos e meios de atingi-los, a oficina percorrerá definições e aplicações de economia da cultura, economia criativa, empreendedorismo criativo, territórios e suas vocações, para, então, chegar à visualização de percursos possíveis de levantamentos, com casos práticos de diferentes contextos, Brasil adentro e mundo afora.

Ana Carla Fonseca fundou a Garimpo de Soluções, em 2003, uma consultoria pioneira em economia criativa e desenvolvimento territorial, com atuação em mais de 250 empresas e instituições, incluindo a ONU (Organização das Nações Unidas) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Autora de livros de referência, foi agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia (2007) e finalista em Urbanismo (2013) e Economia Criativa (2021). Venceu o Prêmio Claudia, em Negócios (2013), o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, em Economia Criativa (2021), e foi apontada pelo jornal espanhol El País (2013) como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

As vagas são limitadas e, por isso, as inscrições gratuitas já podem ser feitas de forma on-line, até o dia 12 de março, pelo link: http://tinyurl.com/ciclodegestaocultural. A seleção será feita pela análise da ficha de inscrição.

O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas no site: https://oficinasculturais.org.br/CGC ou nas redes sociais: @oficinasculturais.