ENTRETENIMENTO

Fim de semana de vacinação contra dengue em Nova Iguaçu

Fim de semana de vacinação contra dengue em Nova Iguaçu




A Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou, neste fim de semana, a primeira fase de vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos. A aplicação da vacina, inicialmente exclusiva para esse público-alvo, cumpre a determinação do Ministério da Saúde por ser o de maior índice de internação hospitalar pela doença. A Secretaria Estadual de Saúde destinou 20.320 doses para o município, e foram 434 doses aplicadas na cidade entre sábado e domingo.

A imunização contra a dengue será feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é segura e aprovada pela Anvisa, e protege contra os quatro sorotipos da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) alerta que crianças infectadas pelo vírus da dengue há menos de seis meses devem aguardar para receber a vacina. A vacina não pode ser aplicada em gestantes, lactantes e pessoas que tomaram vacinas da Tríplice Viral e Febre Amarela há menos de 30 dias. É obrigatório estar acompanhado do responsável e apresentar o Cartão de Vacinação, CPF do menor e Cartão do SUS.

A SEMUS disponibilizou, nesta primeira semana, cinco pontos para a aplicação do imunizante. O Centro de Saúde Vasco Barcelos, as clínicas da família de Jardim Palmares e de Vila de Cava e o drive-thru do Top Shopping, que funcionam de 8h às 17h, e a Policlínica Shopping de Nova Iguaçu, que atende de 8h às 20h. Aos sábados, abrem o Vasco Barcelos (8h às 16h), o Top Shopping (8h às 17h) e a Policlínica Shopping de Nova Iguaçu (8h às 20h). Já no domingo, a vacinação é oferecida no Vasco Barcelos (8h às 16h) e na Policlínica Shopping de Nova Iguaçu (8h às 20h).

“É fundamental que todos tragam seus filhos dentro das faixas etárias que estão sendo estipuladas pelo Ministério da Saúde. Vamos manter esses três postos abertos também aos finais de semana para ampliar a oportunidade daqueles que, durante a semana, não podem trazer seus filhos”, enfatiza o médico e secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti. “A vacina é um grande ganho para saúde pública, mas temos que lembrar diariamente dos cuidados para evitar os focos do mosquito. Temos intensificado a atuação dos agentes de endemias nas ruas, em visitas domiciliares e com carros fumacês, além de orientar a população sobre os cuidados necessários dentro de casa”.

Com sorriso no rosto, Ana Carolina de Assis Abreu, de 10 anos, provou que a vacina não dói e é uma “picadinha do bem” que pode salvar vidas.

“Estou muito feliz por já estar vacinada. Assim que minha mãe soube, já me trouxe logo. Venham todos também e vamos vencer essa doença”, disse ela.

No município, os postos vacinando contra dengue são:

* Segunda a sexta-feira

Centro de Saúde Vasco Barcelos – 8h às 17h;

Clínica da Família Jardim Palmares – 8h às 17h;

Clínica da Família de Vila de Cava – 8h às 17h;

Drive-Thru Top Shopping – 8h às 17h.

Policlínica Shopping de Nova Iguaçu – 8h às 20h;

* Sábado

Centro de Saúde Vasco Barcelos – 8h às 16h;

Drive-Thru Top Shopping – 8h às 17h.

Policlínica Shopping de Nova Iguaçu – 8h às 20h;

* Domingo

Centro de Saúde Vasco Barcelos – 8h às 16h;

Policlínica Shopping de Nova Iguaçu – 8h às 20h.