Parceria com biblioteca incentiva crianças de Cras a descobrir o universo da leitura com a família – CGNotícias

Promover ações e atividades que incentivam o hábito de ler entre as crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte do projeto de trabalho elaborado pelos profissionais das unidades. No entanto, uma parceria entre o Cras Ivo de Souza localizada em Anhanduí e a biblioteca da subprefeitura do Distrito, distante 54 quilômetros da Capital, vai além e está levando a leitura para as famílias das crianças.

Por meio do Projeto Era uma vez, elaborado pela servidora da biblioteca, Camila Silva de Souza Detumim, as 15 crianças que frequentam o Cras tiveram a experiência de escolher um livro para compartilhar com os familiares.  A ideia consiste em que cada criança leve para casa uma sacola com um livro, lápis de cor e uma folha onde poderão desenhar e escrever um relato sobre a mensagem que compreenderam sobre a obra.

Ao final da semana, as crianças devolvem a sacola para que outros colegas também desfrutem da experiência. No retorno, elas relatam aos colegas sobre a experiência da leitura que realizaram e acabam participando de um debate sobre a mensagem do livro.

“Observamos que as crianças estão com algumas dificuldades de dicção e oratória, principalmente devido ao período da pandemias, eles ficaram muito isolados, com acesso bem limitado à internet e esse projeto está sendo maravilhoso porque está estimulando esse hábito de forma prazerosa”, pontuou a coordenadora do Cras, Noêmia Leone.

 

Mais oportunidades

O projeto agradou tanto as crianças, que o objetivo é expandir a parceria para que as crianças levem um livro por semana para a casa e dividam a leitura e a experiência com a família. Segundo Noêmia, a ideia é também organizar peças de teatro com os temas das obras, contribuindo com a desenvoltura dos alunos, que enfrentam muitas barreiras devido à timidez.

Usuário frequente da biblioteca do Distrito, Michael Ramon, 13, passou a semana lendo o livro “A aventura das cores”, que aborda a importância da união familiar. “Gosto muito de ler e leio para os meus outros irmãos, que também vão à biblioteca. Está ajudando muito na minha leitura”, revelou.

Outro visitante assíduo da biblioteca é Gabriel Ferreira, 12. Fã de histórias em quadrinho, ele não pede uma aventura da Turma da Mônica. Por meio do projeto ele levou para casa o livro “O pastorzinho mentiroso”, que despertou na turma um debate sobre a importância da verdade.

Já Kauany Nogueira, 12, acredita que o hábito de ler complementa o conteúdo ensinado na escola. “É muito bom porque a gente aprende mais”, afirmou.

Criadora do projeto, Camila Detumim ressaltou que a maior conquista foi ter envolvido os pais nas atividades. “Desenvolvemos o projeto com esse interesse e estamos felizes com o resultado, foi muito satisfatório, todos fizeram as atividades e falaram sobre suas experiências, mas o que realmente valeu a pena foi saber que muitos pais ajudaram na leitura em casa”, frisou.

Além do projeto “Era uma vez”, ela também promove, em parceria com a coordenação do Cras, passeios na biblioteca, que ainda conta com espaço para jogos educativos. “Percebemos que na comunidade existia essa necessidade de despertar o interesse pelo universo da leitura e com esse resultado positivo queremos ampliar a iniciativa para oportunizar a experiência a toda comunidade”, concluiu.