ENTRETENIMENTO

Vila Olímpica da Gamboa recebe visita da judoca Luana Carvalho: atleta inspirou alunos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Judoca Luana Carvalho visita a Vila Olímpica da Gamboa – Divulgação

A atleta olímpica Luana Carvalho, do judô, visitou a Vila Olímpica da Gamboa nesta quinta-feira (23/02) e compartilhou a experiência no esporte com os alunos. A judoca, que iniciou a carreira em um projeto social, contou sobre sua trajetória, dividiu seu conhecimento com as crianças, treinou ao lado deles e ainda exibiu a medalha de prata conquistada nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, encantando os pequenos.

A atleta faz parte do Time Rio, parceria da Prefeitura do Rio com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que apoia os esportistas de alto rendimento. O projeto beneficia 60 atletas, sendo 36 olímpicos e 24 paralímpicos, com uma bolsa de cerca de R$ 8 mil concedida pela Prefeitura do Rio.

O secretário de Esportes, Guilherme Schleder, ressaltou a importância do projeto e a felicidade em poder proporcionar momentos especiais aos alunos dos equipamentos esportivos da Prefeitura do Rio:

– Essa troca de experiências entre atletas do Time Rio e alunos das Vilas Olímpicas, que estão ainda iniciando no esporte, é muito bacana. É um incentivo a mais na formação de novos atletas. Os alunos da Gamboa ficaram encantados com a Luana, que assim como eles começou em um projeto social. Tenho certeza que foi uma tarde inspiradora e veremos o resultado disso em breve.

Luana iniciou no esporte aos dez anos de idade, no projeto social UMBRA, na Barreira do Vasco, em São Cristóvão. A atleta tem uma vasta quantidade de medalhas no currículo. Ela já foi campeã pan-americana júnior, conquistou recentemente a prata nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, junto com a equipe mista brasileira, e está em busca da vaga olímpica para disputar os Jogos de Paris 2024. A judoca compartilhou a felicidade em poder vivenciar esse momento.

– Foi muito gratificante estar aqui, compartilhar um pouco da minha experiência e contar a minha história. Entrei no judô bem novinha e já estive no lugar dessas crianças. Sei o quanto esse momento é importante para elas. Espero que eu tenha ajudado, motivado todos e acrescentado conhecimento à vida delas – disse Luana.

Lorhan Victor, de 12 anos, faz judô há dois anos na Vila. Apaixonado pela modalidade, ele já coleciona medalhas e sonha em ir ainda mais alto no esporte, como Luana. Ano passado, ele conquistou o bronze no Intervilas, torneio disputado entre Vilas Olímpicas.

– Eu gosto muito de judô, foi meu primeiro esporte e é minha grande paixão. Já tinha visto a Luana e poder ter essa aula hoje, com a presença dela, foi incrível. Tomara que um dia eu conquiste tantas coisas quanto ela – afirmou Lorhan.

Quem também estava muito empolgada com a visita era Ana Clara Martins, de 12 anos. Ela faz aulas no local há quatro anos.

– Eu gostei muito da aula de hoje, de poder conhecer a Luana. Foi muito divertida, diferente e interativa. Aprendi bastante e agora estou na torcida pela Luana. Espero que ela conquiste muito mais – comentou Ana.

 

Ana Clara agora é fã de Luana – Divulgação

 

Professor da Vila, João Lucas Paiva começou no esporte ao lado de Luana, no mesmo projeto social, e se tornaram amigos. Ele também chegou a participar de muitos campeonatos, como cariocas, estaduais e brasileiros, conquistou medalha no Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), mas a paixão por ensinar falou mais alto. Professor há dez anos, João dá aulas para as crianças da Vila há um ano. Ele comandou o treino e ficou orgulhoso ao ver seus alunos brilhando, com direito até a ippon.

– Foi muito interessante para mim e para as crianças poderem vivenciar essa experiência. Temos muitos talentos aqui e queremos incentivá-los cada vez mais. Nossos atletas competiram ano passado no Intervilas, tivemos a troca de faixas em dezembro e eles estão progredindo no esporte. Fico muito orgulhoso – festejou João.

O pequeno Pedro, de 7 anos, divide a paixão entre o judô e o skate. A mãe, Sara, conta que o filho começou a fazer atividades na Vila por indicação médica e se apaixonou pelos esportes. Curioso, Pedro fez perguntas à atleta e não teve medo de enfrentar Luana em um “duelo” durante o treino.

– Eu amei a aula, gostei de ver a medalha dela e quero ganhar uma um dia.

 

Pedro treina com Luana Carvalho – Divulgação

 

As aulas da modalidade são todas as terças e quintas no turno da manhã e da tarde, voltadas para quem tem a partir de 5 anos. Ainda há vagas disponíveis. As inscrições são realizadas na secretaria do local de terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os documentos necessários para matrícula dos maiores de 18 anos são cópias da identidade, do CPF e do comprovante de residência. Para os menores de idade é necessário apresentar ainda RG e CPF do responsável e comprovante escolar atualizado. Além disso, quem tem mais de 50 anos ou algum problema de saúde é obrigatório apresentar atestado médico. A Vila Olímpica da Gamboa fica na Rua da União s/n – Gamboa.

Categoria:

  • 23 de fevereiro de 2024
  • Marcações: Esporte judô Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Vila Olímpica