ENTRETENIMENTO

Agente Cidadão recebe novas turmas em evento no Cefe

Henrique Macedo


Fundhas

Uma data especial na vida de 250 jovens de São José dos Campos. Nesta segunda-feira (19), duas turmas do Programa Agente Cidadão da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) foram acolhidas no auditório do Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte da cidade.

Eles foram selecionados entre 836 jovens e agora fazem parte do programa, que propicia a primeira oportunidade de qualificação profissional.

Acompanhados pelos pais, os agentes cidadãos receberam as boas-vindas da equipe da Fundhas e puderam assistir ao depoimento de Mayra de Oliveira, de 18 anos, uma das beneficiadas do Agente Cidadão.

Tendo estudado em escola pública e feito a Escola da Embraer, Mayra conseguiu uma vaga no ano passado e atuou na Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, no Parque de Inovação Tecnológica.

Mayra foi agente cidadã e atuou numa das secretarias da Prefeitura – Foto: Adenir Btritto/PMSJC

“Foi muito enriquecedor para mim”, afirma Mayra. “Eu não tinha nenhuma experiência profissional, estou bem mais segura para ingressar no mercado de trabalho. Foi super interessante, pude compartilhar a minha experiência no programa”, disse.

A jovem também se destacou ao conseguir passar no vestibular para cursar física médica. “Fiz o cursinho da Unesp, consegui passar e garantir a vaga para estudar na Unesp de Botucatu.” Ela também foi aprovada na Universidade Federal de Sergipe, em Ciências Biológicas, onde vai estudar.

Nova turma

Para Sandra de Oliveira, mãe do Mateus, de 17 anos, o Agente Cidadão pode ajudar o filho a se preparar para os desafios da vida profissional. “Ele é muito tímido, então lidar com outras pessoas vai ser muito importante”.

Sandra e o filho Mateus: preparo para a vida profissional – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rafaela Ribeiro, de 17 anos, quer agarrar a chance e adquirir experiência. Ela vai atuar na Secretaria de Esportes. “Era algo que não planejava mas estou feliz. É uma oportunidade de aprender novas coisas e lá na frente isso vai me fazer muito bem”.

Rafaela e a mãe na recepção aos jovens do Agente Cidadão – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Capacitação

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão já beneficiou mais de 500 adolescentes e jovens de 16 a 19 anos.

Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal quatro dias da semana, por quatro horas.

Uma vez por semana é oferecida qualificação profissional através de cursos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

O programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.


MAIS NOTÍCIAS

Fundhas