Doação de sangue é gesto de amor ao próximo que pode salvar até quatro vidas – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Ato solidário, a doação de sangue é um gesto simples e altruísta que pode salvar até quatro vidas em poucos minutos. A ação, que exige reabastecimento constante para suprir as demandas, recolhe 450ml de sangue por doador e representa uma fração de esperança para aquele que recebe.

Com o curto período de duração do concentrado de hemácia (42 dias) e de plaquetas (5 dias), o gesto exige atitude pró-ativa por parte do doador. Sinônimo de cidadania, a doação de sangue regular é indispensável para evitar qualquer escassez de estoque.

De acordo com a gerente de Relações Públicas da Rede Hemosul MS, Mayra Franceschi, os doadores em potencial costumam sensibilizar-se com a causa quando reconhecem a importância da doação de sangue para receptores futuros.

“A doação de sangue é um processo que vem da consciência do cidadão. Doar sangue é um dever, pela vida humana. Quando temos empatia, pensamos no outro e nos identificamos com ele, decidimos pelo amor ao próximo, pela solidariedade, pelo agir humano”, explica.

De tratamentos constantes a casos repentinos, o ato é capaz de salvar vidas em diversas circunstâncias. A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Torres, destaca sua importância para intervenções médicas de grande porte e complexidade como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Acidentes graves também podem exigir transfusões de sangue urgentes.

Além dos motivos que frequentemente demandam o uso de bolsas de sangue, Marina Torres ainda destaca sua necessidade durante os períodos de grande transmissão de Dengue. “Estamos no período sazonal da dengue e no caso da dengue grave, chamada de dengue hemorrágica, requer uma grande quantidade de transfusões de plaquetas”.

Seja um doador

Entre os critérios para doação de sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51kg e estar bem alimentado e descansado. Para os candidatos menores de idade, é necessário autorização e acompanhamento dos responsáveis legais. Além disso, é indispensável a apresentação de documento oficial com foto e boas condições de saúde.

Aquele que deseja contribuir com a causa pode averiguar todos os critérios para a doação de sangue – incluindo aqueles que tornam o candidato inapto – no site ou nas redes sociais do Hemosul. O endereço eletrônico ainda conta com informações atualizadas sobre o estoque e os tipos sanguíneos com maior escassez.

No caso de doadores já cadastrados e efetivos, homens podem realizar a doação até 4 vezes ao ano, em um intervalo de 60 dias entre coletas. Já no caso das mulheres, até 3 doações podem ser realizadas no período de 12 meses, com um intervalo de 90 dias.

Horário de funcionamento

Em Campo Grande, três pontos de coleta podem ser encontrados pelo doador: o Hemosul Coordenador funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h; Na Santa Casa e no Hospital Regional, o atendimento é de segunda a sexta-feira, entre 7h e 12h.

Ao todo, a coleta ocorre em 7 cidades sul-mato-grossenses, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Coxim e Corumbá. Informações completas sobre o funcionamento nesses municípios também estão presentes no site do Hemosul, bem como as unidades de armazenamento, distribuição, transfusão ambulatorial e sangria terapêutica.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Fotos: Bruno Rezende