Cerca de 3 mil militares participam do desfile do Sete de Setembro

O desfile está marcado para começar às 9h, mas antes disso será feita a revista à tropa

exercito

Cerca de 3 mil militares participam nesta quinta-feira  do desfile do Sete de Setembro, quando será comemorado o 195º aniversário da Independência do Brasil. O desfile cívico, que vai do Largo Campo Grande à Praça Castro Alves, contará ainda com a participação de estudantes, da guarda municipal, do Salvamar e de outras entidades.

PUBLICIDADE        

O desfile está marcado para começar às 9h, mas antes disso, após a chegada das autoridades, o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Almir Garnier Santos, acompanhado do comandante da 6ª Regiião Militar, o general de divisão Joarez Alves Pereira Junior,  passará em revista à tropa. Em seguida, será apresentada à maior autoridade presente no palanque, a tropa pronta para o início do desfile.

Durante o desfile, o grupamento das Bandeiras Históricas -formado por militares das Forças Armadas e Auxiliares – e os Ex-Combatentes da 2ª Guerra Mundial, conduzidos em um antigo veículo militar, demonstrarão a importância da união do povo brasileiro para a conquista da Independência e da soberania do Brasil.

Ordem do desfile

Tropa a pé

Marinha do Basil

Exército Brasileiro

Força Aérea Brasileira

Polícia Militar da Bahia

Corpo de Bombeiros Miliar

Guarda Municipal de Salvador

Salvamar

Todos os motorizados (130 veículos)

Outras organizações a pé

Maçonaria

Rotary

Lions

LBV

Igreja Batista

Escolas

Hipomóvel

Serviços

A Prefeitura preparou, por meio de suas secretarias, superintendências e demais autarquias, um esquema de serviços para atender a população durante o feriado. As ações envolvem ordenamento de trânsito e transporte, limpeza urbana, proteção do patrimônio público e ações de fiscalização, dentre outras atividades.

Transporte – Serão ofertados 12 veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 17h até 0h e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade: Orla, Centro e Subúrbio. Além disso, a Semob vai reforçar a frota de 36 linhas de ônibus que atendem ao Centro, no período das 8h às 17h. Esses veículos terão o itinerário modificado de acordo com as interdições da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Trânsito –  As alterações de tráfego começam a ser implantadas a partir de 0h, para a realização do “Desfile Cívico”. O estacionamento será proibido nas seguintes vias: Av. Euclides da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra / Largo da Vitória / Corredor da Vitória / Largo do Campo Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Rua da Misericórdia, via que margeia a Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua da Forca, Rua Forte de São Pedro, Rua Banco dos Ingleses.

A partir das 4h, o tráfego será interditado na Av. Euclídes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra: sentido bairro-centro / Largo da Vitória / Corredor da Vitória / Largo do Campo Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Rua do Paraíso (entre a Av. Sete de Setembro e a Rua Professor Américo Simas), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, via que margeia a Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes e Rua da Forca, Rua Forte de São Pedro.

Os veículos em geral, com destino às proximidades do centro da cidade deverão seguir pelas avenidas Lafayette Coutinho (Av. Contorno), Vale dos Barris e Dr. J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros). Os veículos provenientes da Av. Princesa Leopoldina, com destino à Graça terão como opção de tráfego a Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

Fiscalização – Os blimps não poderão ser utilizados durante o desfile do 7 de setembro. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) reforça o alerta de proibição. Também permanece proibido o uso de faixas, placas e painéis publicitários. O descumprimento da norma acarretará em multa e apreensão, com possível inutilização dos materiais. O decreto proíbe ainda a fixação de engenhos publicitários em árvores, mobiliário urbano, fachadas, postes, em áreas públicas ou expostas ao público, casos que também são passíveis de multa e apreensão. O trabalho contará com a atuação de 15 agentes de fiscalização.

Prevenção à violência – A Guarda Civil Municipal (GCM) realizará diversas atividades durante o evento, garantindo a prestação do serviço de apoio a outros órgãos municipais, que demandam a presença de agentes para realização das suas demandas. Também atuará no reforço à segurança durante o evento.

A Guarda Civil, além de atuar nas ações de fiscalização, realizará patrulhamento preventivo na área onde ocorrerá o desfile, em apoio ao Exército Brasileiro. Ficará ainda a cargo da autarquia o monitoramento de diversos outros espaços públicos, dentre estes o Parque da Cidade, além das atividades de proteção em prédios públicos.

Limpeza urbana – A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) reforçará os serviços em áreas como Corredor da Vitória, Campo Grande, Politeama de Cima, Politema de Baixo, Avenida 7 de Setembro, Avenida Carlos Gomes, Rua Chile, Praça Castro Alves e Praça da Sé. Serão 41 agentes, incluindo coordenador, gerente operacional, chefe de operação, motoristas, encarregados, entre outros profissionais, e mais 13 equipamentos como compactadores, caminhões, caminhões pipa e carros de apoio envolvidos no esquema de limpeza, que contempla coleta e transporte dos resíduos sólidos, varrição e lavagem das ruas. Oitenta sanitários químicos serão disponibilizados para o evento.

Compartilhar