ENTRETENIMENTO

Hospital Municipal forma a 22ª turma de residência médica

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

A 22ª turma de Residência Médica do Hospital Municipal encerra o período de especialização com uma cerimônia de formatura na próxima terça-feira (20), no Cefe, às 17h.

São 34 formandos que se especializaram em 8 áreas médicas –Anestesiologia, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia.  

Todos os anos, o Hospital Municipal recebe uma média de 600 inscrições para os programas de Residência Médica, que oferecem 35 vagas. A duração da Residência varia de acordo com a especialidade, entre 2 e 3 anos.

Participam do processo de seleção do Hospital Municipal médicos de vários estados do Brasil, como Minas Gerais, Bahia, Paraná, Mato Grosso, além de municípios do Estado de São Paulo.  

“Tenho muita gratidão ao Hospital Municipal. Minha expectativa no início da Residência era me tornar neurologista, mas recebi muito mais. O carinhosamente conhecido Hospital da Vila me ajudou a desenvolver as competências necessárias para um recém-formado e formou a médica que havia em mim”, afirmou Francine de Paula Roberto Domingos, de Guaratinguetá.

Desde o ano 2000, quando começou o Programa de Residência Médica, o HM já formou mais de 500 médicos residentes. Inicialmente eram 3 especialidades e hoje são 12 áreas credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica.

“É com muito orgulho que vivemos esse momento de formatura dos residentes e somos gratos pela oportunidade de contribuir para a formação de melhores médicos para a nossa sociedade”, disse o médico Afonso Guedes, coordenador da Comissão de Residência Médica do hospital.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde