ENTRETENIMENTO

Volta às aulas: escolas recepcionam aprovados no Provão Paulista e fazem pós-Carnaval





No Estado, são 3,2 milhões de estudantes e 5 mil unidades de ensino; na Grande SP são 1,6 milhão de matriculados e mais de 2 mil escolas



 

Volta às aulas nesta quinta (15)

As 5 mil escolas estaduais de São Paulo abriram as portas nesta quinta-feira (15) para o primeiro dia letivo de 2024 de 3,2 milhões de estudantes. As unidades de ensino tiveram autonomia para organizar atividades especiais de recepção. Na capital e região metropolitana de São Paulo, são 1,6 milhão de alunos matriculados nas mais de 2 mil escolas das 13 Diretorias Regionais de Ensino da capital, além de Guarulhos, Itapecerica da Serra, cidades do ABC e Alto Tietê.

Na capital paulista, a Escola Estadual Professor Alberto Salotti, na Vila São José, na zona sul, recebeu os estudantes com apresentação do corpo docente e da estrutura e com uma novidade. A escola com mais aprovações na capital no Provão Paulista Seriado e na USP trouxe os futuros universitários para a recepção dos alunos do Ensino Médio e incentivo para as provas deste ano.

A Escola Alberto Salotti fica na avenida Carlos Oberhuber, 90, no Jardim Floresta.

Pós-Carnaval também faz escola

Na Escola Estadual Deputado Cantídio Sampaio, em Guarulhos, os estudantes foram recepcionados com uma festa de Carnaval. A unidade, que atende a 600 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, recebeu os estudantes com um café da manhã especial, além de uma série de atividades com o objetivo de motivar os alunos para o início do ano letivo e trazer ensinamentos da festa popular para dentro de sala de aula. “Queremos iniciar já com o astral lá em cima e muita motivação”, afirma o diretor da unidade, professor Marcelo Fernandes.

O Carnaval entrou em sala de aula em uma mistura de aprendizado e diversão. Ao longo do dia, os professores abordaram histórias, músicas e danças tradicionais da festa. Os estudantes tiveram oficinas de máscaras, adereços e pinturas faciais como preparação para o baile de Carnaval e um desfile de fantasias, com participação especial da bateria da escola de samba do bairro da escola, a Unidos do Paraventi.

A Escola Estadual Deputado Cantídio Sampaio fica na rua Guaratuba, 402, na Vila Flórida, em Guarulhos.

Videogame, karaokê e tapete vermelho

Na zona leste de SP, na Escola Estadual Heckel Tavares, o acolhimento dos estudantes começou desde cedo com apresentações musicais dos próprios alunos, café da manhã especial, acesso às salas temáticas de cinema, karaokê, jogos, videogame, clube do livro e imersão no laboratório da escola.

A Escola Estadual Heckel Tavares atende a 800 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e fica na rua José Artur Nova, 2.737, no Jardim Helena.

Em Itapevi, a Escola Estadual Nacif Amin Chalupe recebeu seus 570 estudantes com tapete vermelho e a entrega de uma xícara motivacional, além de apresentação dos professores e outros trabalhadores da unidade e café da manhã especial. A unidade fica na rodovia Engenheiro Renê Benedito, 6/4, no Jardim Gioia.

Escola para todos

Quem estiver fora da rede ou veio de outro Estado durante as férias ainda pode se matricular nas escolas estaduais de SP. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap