ENTRETENIMENTO

Escolas de samba da Série Ouro fecham segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Equipe da Comlurb atua na Sapucaí – Rafael Catarcione / Prefeitura do Rio

A Sereno de Campo Grande abriu neste sábado (10/02), os desfiles do segundo dia da Série Ouro na Marquês de Sapucaí. Ao longo da noite, o público acompanhou com empolgação os desfiles de Em Cima da Hora, Arranco, União da Ilha, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e a tradicional Império Serrano.

Neste domingo (11/02), as escolas do Grupo Especial assumem a Passarela do Samba para o início da temporada de desfiles que vai eleger a campeã da elite do carnaval.

 

SAIBA MAIS:

Veja as ações dos órgãos municipais no primeiro dia de desfiles na Sapucaí

Carnaval 2024 segue com desfiles do Grupo Especial, blocos e muito mais

Série Ouro: Confira a fotogaleria do primeiro dia de desfiles

Série Ouro: Confira a fotogaleria do segundo dia de desfiles

 

A folia na Intendente Magalhães começou no sábado (10/02) com os blocos de enredo e só termina no próximo sábado (17/02), com as escolas de samba (programação completa neste boletim).

O sábado no Terreirão do Samba foi de casa cheia, com uma programação com DJ FM o Dia, RDX, Arlindinho, Pique Novo e Suel, apresentando o melhor do samba e do pagode. Neste domingo (11/02), sobem ao palco João da Baiana, o Grupo Existência, Yan, Roda de Samba, Gustavo Lins e Rio Samba Show.

No Centro, o tradicional baile da Cinelândia começa ao meio-dia com o concurso do folião original, nas categorias infantil e adulto. Já os blocos de embalo, na Avenida Chile começam as 15h com os blocos de enredo do Grupo II.

Além dos palcos oficiais da folia, o Carnaval de Rua do Rio continua alegrando as ruas e atraindo milhares de foliões. Até a Quarta-feira de Cinzas, 165 blocos desfilarão por toda a cidade. Neste domingo (11/2), serão 62; na segunda-feira, 41; na terça, 55, e na quarta, 7, comprovando a vocação do Rio para a folia.

O clima de Carnaval está no ar, é hora de se vestir de alegria e aproveitar a folia carioca! Aplicativo para conferir a agenda de blocos

Para ver a programação completa dos blocos, com data, horário e percurso, basta baixar o app Blocos Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. Ou acesse: www.carnavalderua.rio

Em www.carnaval.rio, você encontra uma galeria de fotos das apresentações, além de notícias de tudo que envolve o mundo do Carnaval e do samba.

Esquema Operacional Especial

A Prefeitura do Rio montou um esquema operacional envolvendo diversos órgãos e secretarias nos locais de eventos e nos entornos. Confira as ações realizadas.

 

Agente mantém a ordem pública no carnaval do Rio – Divulgação / Seop

 

ORDEM PÚBLICA E GUARDA MUNICIPAL

Cerca de 800 bebidas ilegais foram apreendidas nos blocos, sendo 101 garrafas de vidro. No Parque Madureira, uma mulher foi detida por ameaçar casal com garrafa quebrada.

No segundo dia de operação do Carnaval no entorno do Sambódromo e nos blocos de rua, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) apreenderam cerca de 800 bebidas diversas que seriam vendidas ilegalmente, sendo 101 em garrafas de vidro. Além disso, 216 itens e objetos que seriam vendidos irregularmente, 22 estruturas, de médio e grande porte, um botijão de gás, canecas, guarda-sóis, isopores e carrinhos foram retidos.

Ainda durante a operação nos blocos, guardas do Grupamento Tático Móvel (GTM) prenderam, em flagrante, um homem de 30 anos que furtou o cordão de ouro de uma foliã durante o desfile do Bloco Bola Preta, no Centro. Após o flagrante, o suspeito foi detido e levado para a 5ª Delegacia de Polícia (Gomes Freire), onde ficou preso. O cordão foi recuperado e devolvido para a vítima. No Parque Madureira, guardas da 11ª Inspetoria (Parque Madureira) prenderam uma mulher de 36 anos, suspeita de ameaçar um casal com uma garrafa de vidro. Com sinais de embriaguez, a mulher foi detida e levada para a 29ª DP (Madureira), onde o caso foi registrado como ameaça, resistência e lesão corporal.

Também foram registradas oito ações de auxílio ao público, em casos de mal súbito e outras emergências, durante os desfiles dos blocos.

Na operação de ordenamento do trânsito no entorno do Sambódromo e nos blocos, 239 multas foram aplicadas, 49 veículos removidos, sendo uma van pirata. Já os agentes de táxis abordaram 177 profissionais, aplicaram 19 multas e removeram um veículo.

Nos bolsões de táxi, a tabela com a estimativa de preços está disponível para todos os passageiros consultarem os valores. Essa iniciativa é para ajudar os foliões e cariocas a terem uma noção dos valores aproximados das corridas. Lembrando que a viagem é sempre com o taxímetro ligado.

Esquema Operacional

Para o Carnaval 2024, a Secretaria de Ordem Pública reservou um contingente de 800 agentes por dia na Sapucaí, com o apoio de 60 viaturas, um caminhão e oito reboques, trabalhando na fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares, no auxílio na dispersão dos carros alegóricos, na fiscalização de táxis e transporte complementar e no auxílio ao público e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças, entre outros.

Bolsões de táxi

Haverá bolsões de táxi credenciados espalhados pelas redondezas do Sambódromo, com intuito de facilitar a locomoção dos foliões para a ida e volta para suas casas. Um bolsão de táxi estará localizado na Avenida Salvador de Sá, ao lado do Batalhão de Choque e o outro, na mesma Avenida, sob o viaduto Trinta e Um de Março.

SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema especial de assistência médica de emergência durante os desfiles das escolas de samba no sambódromo, entre os dias 9 e 13 de fevereiro e no sábado das campeãs (17). Na segunda noite de desfiles da Série Ouro no Sambódromo, os seis postos médicos localizados ao longo da Avenida Marquês de Sapucaí fizeram um total de 353 atendimentos. Vinte e dois pacientes com quadros mais graves foram transferidos para UPAs, CERs ou hospitais de urgência e emergência da rede municipal. Os principais motivos de atendimento foram mal-estar, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, picos de pressão, pequenos cortes e queda da própria altura.

A estrutura de atendimento da SMS conta com 16 ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) e equipes próprias estão disponíveis em cada dia de desfiles das escolas da Série Ouro e do Grupo Especial, além do sábado das campeãs. Para o desfile das crianças, serão 10 viaturas disponíveis. Nos postos, há um total de 32 leitos, sendo sete de suporte avançado, e 10 poltronas de hidratação.

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) realizou ações para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias e oferecer orientações de boas práticas e adequações físicas para as atividades no sambódromo. Foram realizadas 76 visitas a serviços de alimentação, postos de atendimento médico, ambulâncias, estandes e instalações. Além disso, foram lavrados dois autos de infração por reaproveitamento de produto impróprio e falta de higiene; emitidos cinco licenciamentos sanitários para atividades transitórias (LSAT) e colhidas 40 amostras de alimentos para análise pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública (LASP). Também foram afixadas 120 placas adesivadas com informações sobre a legislação referente às restrições de fumo em ambientes de uso coletivo total ou parcialmente fechados.

A Superintendência de Vigilância em Saúde também está atuando no sambódromo com ações de monitoramento, detecção, investigação, prevenção e controle de possíveis eventos de saúde pública que possam ocorrer, visando a proteção da saúde das pessoas que estejam no local, bem como de toda a população carioca. Nesta segunda noite, foram realizadas cinco notificações.

Esquema operacional

Série Ouro / Grupo Especial / Desfile das Campeãs
– Nos dias 9, 10, 11, 12 e 17/02
– Horários: 19h – 6h / término dos desfiles
– Seis postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e Apoteose
– 32 leitos (7 de suporte avançado de vida)
– 16 ambulâncias avançadas / dia de desfile
Desfile Mirim

– Dia 13/02
– Horário: 16h às 01h / término dos desfiles
– Cinco postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10 e Apoteose
– 27 leitos (6 de suporte avançado de vida)
– Dez ambulâncias avançadas / dia de desfile

Serão ao todo 220 profissionais da coordenação, regulação, equipes de assistência, operacionais. Seis sanitaristas da Coordenação de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde e Unidade de Resposta Rápida trabalharão para detectar a ocorrência de surtos e outros eventos de importância para a saúde pública. E 14 agentes de Vigilância em Saúde farão ações de educação em saúde, prevenção e controle no Sambódromo e suas imediações e aplicação de inseticida a modo ultra baixo volume (fumacê).

COMLURB

Comlurb recolheu 69,7 toneladas de resíduos após a segunda noite de Carnaval no Sambódromo
Blocos, Intendente Magalhães e bailes de rua de sábado produzem 127,8 toneladas de lixo, e foliões colaboram descartando os resíduos nas lixeiras.

As equipes da Comlurb removeram 69,7 toneladas de resíduos após o sábado (10/02), segunda noite de desfiles da Série Ouro, no Sambódromo. Na área interna da Passarela do Samba foram removidas 40,2 toneladas, sendo 15,3 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. A limpeza na área externa gerou 32,1 toneladas de resíduos. Desde a pré limpeza da Passarela do Samba, nos dias que antecederam a abertura oficial, a quantidade removida de resíduos soma 133,2 toneladas, sendo 15,3 toneladas de materiais recicláveis.

Nos blocos de rua, somente nas agremiações deste sábado, a Comlurb recolheu 96 toneladas de resíduos. O bloco Cordão do Bola Preta, no Centro, gerou 11,8 t; o Céu na Terra, em Santa Teresa, 10,8t; a Banda de Ipanema produziu 19,1 toneladas; e o Carnaeco, na Barra, 6,1t. Após o segundo dia da folia, a Comlurb contabiliza a remoção de 460,7 toneladas de resíduos desde o pré-Carnaval.
Os desfiles na Intendente Magalhães e na Avenida Chile, na noite de sábado, geraram 3,4 toneladas de resíduos. O grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização está fazendo a abertura do Carnaval da Intendente todos os dias.

Mais de 468 multas do Lixo Zero desde o pré-carnaval

As equipes do Lixo Zero aplicaram, desde o início do pré-carnaval, no dia 13/01, 468 multas, sendo 69 por descarte de pequenos resíduos, no valor de R$ 282,38 cada, e 399 por pessoas urinando em via pública, no valor de R$ 773,65 cada, e outras 12 em artigos variados da Lei de Limpeza Urbana.

A Comlurb mobilizou para este Carnaval até 3.633 garis por dia. Para a limpeza interna do Sambódromo, são até 872 garis diariamente, sendo 30 no serviço de coleta seletiva e 20 na limpeza dos postos de saúde instalados na Marquês de Sapucaí. Os garis trabalham com o apoio de 38 veículos, sendo 14 caminhões compactadores, sete basculantes, dois mini basculantes, 12 mini varredeiras, e uma pipa d’água para lavagem da pista com água de reuso, e duas vans motobomba com jato de alta pressão para lavagem dos setores. Serão utilizados ainda 20 sopradores comuns e 4 sopradores-aspiradores e duas caixas compactadoras. Foram instalados 1.000 contêineres de 240 litros para o descarte correto dos resíduos. Na área externa, incluindo Terreirão do Samba, são até 210 garis por dia com apoio de dois caminhões compactadores. Foram instalados 100 contêineres de 240 litros.

O Carnaval na Estrada Intendente Magalhães conta com até 101 garis diariamente, atuando com o apoio de cinco caminhões compactadores, dois veículos tipo satélite para coleta, três
varredeiras de grande porte, três varredeiras de médio porte, duas minivarredeiras, e três pipas dágua e duas vans motobomba de alta pressão para lavagem da pista de desfiles com água de reuso Em todo o trajeto da Avenida Intendente Magalhães, palco dos desfiles, e ruas do entorno, serão disponibilizados 200 contêineres de 240 litros.

Para atuação nos blocos, são até 2.450 garis por dia nas maiores agremiações. Foram disponibilizados até 1.000 contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros nas concentrações dos blocos. Os veículos de apoio são até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, e 18 pipas d’água e 19 vans lava a jato para lavagem das vias com água de reuso. Já entre os equipamentos serão utilizados diariamente até 90 sopradores. Neste ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso. A Comlurb conta com equipes de garis também na limpeza dos bailes oficiais da cidade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

No segundo dia do Carnaval 2024, no entorno do Sambódromo, com efetivo de 35 agentes e com a campanha “Ô abre alas, me proteja, quero brincar”, a Secretaria Municipal de Assistência Social distribuiu 659 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes no Sambódromo, no Terreirão e na dispersão. No começo do desfile da Série Ouro, em parceria com a Liga RJ, a SMAS apresentou ao público a faixa de 10 metros da campanha na Sapucaí. Na chegada ao Sambódromo, os foliões receberam ventarolas da campanha, no total de 250, e mais 200 adesivos da campanha da assistência social.

A SMAS recebeu 11 crianças (filhos de ambulantes que trabalharam próximo da Sapucaí) no Espaço de Convivência. Foram realizadas várias atividades, como oficina de slime com a equipe de mulheres empoderadas, pinturas e desenhos. Foram distribuídos lanches, kits escolares e teve exposição de desenho em DVD. No fim, as crianças voltaram para aos respectivos responsáveis.
A Secretaria de Assistência Social também realizou ações em outros pontos da cidade. Na Intendente Magalhães, foram distribuídas 300 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes. Em Guaratiba e Sepetiba, 139 pulseiras foram entregues, totalizando as duas regiões.

CET RIO

A CET-Rio mantém, desde quarta-feira (07/02), uma operação especial de trânsito no Centro e em todo o entorno da região, devido aos desfiles na Sapucaí. A companhia montou também esquema especial de trânsito para os desfiles das escolas de samba do Grupo de Avaliação e das séries Prata e Bronze na Intendente Magalhães, no Campinho.

A operação de trânsito conta com 250 operadores de trânsito por dia, entre agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e apoiadores de tráfego, que trabalham a favor da segurança viária, para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, orientar motoristas e efetuar os bloqueios viários necessários. Serão disponibilizados nove reboques para desobstrução de vias, 45 motocicletas e 20 veículos operacionais.

No reforço às orientações aos motoristas e pedestres, também serão usados 36 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. E, diretamente do Centro de Operações Rio (COR), técnicos da CET-Rio irão monitorar a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica a fim de garantir as boas condições viárias.

Nesse sábado (10/02), teve movimento maior pela manhã em direção às saídas da cidade. No fim da tarde e início da noite, o retorno das alegorias que desfilaram na noite de sexta feira para os barracões, somados à movimentação em direção ao Sambódromo para os desfiles, resultaram em algumas retenções na região da Rodoviária, Caju, Francisco Bicalho e Paulo de Frontin. Vale destacar ainda que, nesse sábado, ontem ocorreram os desfiles do Cordão da Bola Preta e da Banda de Ipanema, entre outros diversos blocos, sem registro de impactos de maior relevância no trânsito.
As informações completas das interdições estão disponíveis em https://cor.rio/prefeitura-do rio-apresenta-esquema-especial-de-transito-para-os-desfiles-na-marques-de-sapucai/

PROTEÇÃO À MULHER

Para aumentar a conscientização sobre a violência contra a mulher durante o período de Carnaval, a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher está realizando a campanha ‘Carnaval + Seguro para as Mulheres’, oferecendo suporte e informação à população. A Secretaria da Mulher terá um posto de atendimento na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães para acolher mulheres em situação de violência.

No segundo dia de Desfiles do Carnaval de 2024, a Secretaria da Mulher esteve presente com as suas equipes técnicas e distribuindo o seu material de apoio. Nos pontos de acesso ao Sambódromo, os foliões receberam ventarolas, adesivos corporais e tatuagens. Foi um total de mil itens de cada distribuídos na noite de sábado.

Os banheiros da Sapucaí serão adesivados com o material da campanha, que traz informativos sobre como e onde buscar ajuda em casos de violência, através de um QrCode, traduzido em inglês, espanhol e francês. Nos blocos de rua, a Secretaria da Mulher terá equipes distribuindo materiais personalizados como leques, adesivos e tatuagens temporárias com o intuito de conscientizar a população.

O ‘Rio + Seguro para Mulheres’ é um site informativo sobre as diversas formas de violência de gênero, desenvolvido em parceria com a Organização Internacional das Migrações (OIM) da ONU. A iniciativa começou no Réveillon de 2022, e pelo segundo ano consecutivo acontece em um dos maiores eventos culturais do Brasil, reforçando o compromisso da Secretaria da Mulher com a segurança e o bem-estar das mulheres.

Ao longo do sábado, a SPM também esteve presente em outros pontos da cidade. No bloco Amigos da Onça e Banda de Ipanema, a SPM realizou a distribuição de em média 1.500 adesivos corporais, ventarolas e tatuagens. As ventarolas têm o QrCode que direciona para o site Rio +Seguro para as Mulheres, traduzido em três idiomas (francês, inglês e espanhol), assim como tatuagens e adesivos corporais com frases de efeito como “Não é Não”.

PROCON CARIOCA

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, estará com suas equipes, nos dias 15 e 16 de fevereiro, na área de embarque dos aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim, o Galeão, das 10h às 17h, para realizar atendimento ao público. A ação em parceria com os aeroportos, que também foi realizada nos dias 8 e 9, quando foram feitos três atendimentos e quatro registros no total. No Galeão, foram duas reclamações, uma por troca de escala pela companhia aérea e outra por uma mala danificada. No Santos Dumont, um passageiro registrou duas reclamações sobre compras online de produtos que vieram errado e cujo reembolso não atendeu aos pedidos do consumidor.

A ação nos aeroportos tem como objetivo atender cidadãos de modo geral e também aos turistas que precisarem relatar problemas em relações de consumo, durante a vinda ao Rio ou na estadia durante o período do Carnaval.

Nas plataformas de atendimento online, o Procon Carioca teve o registro de 8.365 reclamações, de variadas questões de consumo envolvendo produtos e serviços, nos dias 09/02 e 10/02.

Canais de Atendimento do Procon Carioca:
Portal: proconcarioca.prefeitura.rio
Instagram @proconcariocaoficial
Facebook /Twitter: @proconcarioca
E-mail: [email protected]
Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

TRANSPORTES

A Secretaria Municipal de Transportes preparou uma operação especial para o sistema de transporte público durante os desfiles do Carnaval 2024. A orientação é que a população planeje suas viagens com antecedência por conta das interdições que ocorrerão no entorno do Sambódromo, no Centro. As linhas de ônibus sofrerão modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas e táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.

Ônibus

Semelhante aos anos anteriores, todas as linhas provenientes das Zonas Norte e Oeste com destino Centro e Zona Sul, que trafegam pela Avenida Presidente Vargas, farão desvio pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.

As linhas provenientes da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

Táxi

Entre os dias 9 e 12, e no dia 17/02, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se dará da seguinte forma:

– Até às 21h: liberado para todos os Táxis
– Das 21h às 8h: somente Táxi.Rio e Táxi Especial
– Após às 9h:liberado a todos os Táxis

Setor par

Endereço dos Pontos:

– Ponto Táxi Rio
– Rua Afonso Cavalcanti, 275
– Ponto de Táxi comum
– Rua Estácio de Sá, próximo ao metrô, sentido Tijuca
– Ponto de Táxi Especial
– Rua Tomás Rabelo

Setor ímpar
Endereço dos Pontos:

– Ponto de Táxi Comum
– Alça de acesso à Avenida 31 de março, próximo ao Batalhão de Choque da PM, na altura dos setores 7 e 9
– Ponto de Táxi Especial
– Avenida Salvador de Sá, sob viaduto da Avenida 31 de Março

Desfiles na Marquês de Sapucaí

As escolas do Grupo Especial fazem hoje (11/02) e amanhã (12/02), na Marquês de Sapucaí, os desfiles das agremiações de elite do Carnaval carioca, incluindo a campeã de 2023, Imperatriz Leopoldinense, que fecha os desfiles deste domingo (confira a ordem abaixo).

Com um total de 16 escolas, a Série Ouro da Liga das Escolas de Samba abriu oficialmente os desfiles no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, na sexta-feira (09/02), com a apresentação de oito escolas. No sábado (10/02), outras oito também se apresentaram.
Principal grupo de acesso ao desfile principal, a Série Ouro reúne escolas tradicionais, como União da Ilha, São Clemente, Unidos da Ponte, Estácio de Sá e Império da Tijuca.

DOMINGO, 11/02 (Grupo Especial) | Início às 22h:
Unidos do Porto da Pedra
Beija-Flor de Nilópolis
Acadêmicos do Salgueiro
Acadêmicos do Grande Rio
Unidos da Tijuca
Imperatriz Leopoldinense

SEGUNDA-FEIRA, 12/02 (Grupo Especial) | Início às 22h:
Mocidade Independente de Padre Miguel
Portela
Unidos de Vila Isabel
Estação Primeira de Mangueira
Paraíso do Tuiuti
Unidos do Viradouro

TERÇA-FEIRA, 13/02 (Desfile da Corte Mirim do Carnaval) | Início às 18h: Golfinhos do Rio de Janeiro
Pimpolhos da Grande Rio
Corações Unidos do CIEP
Miúda da Cabuçu
Nova Geração do Estácio
Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy
Aprendizes do Salgueiro
Filhos da Águia
Império do Futuro
Mangueira do Amanhã
Infantes do Lins
Petizes da Penha
Estrelinha da Mocidade
Tijuquinha do Borel
Inocentes da Caprichosos
Herdeiros da Vila
Virando Esperança

Terreirão do Samba

No sábado (10/2), a programação de shows do Terreirão do Samba não deixou ninguém parado. Apresentaram-se no local DJ FM O Dia, RDX, Arlindinho, Pique Novo e Suel. Neste domingo, (11/2), a festa segue a pleno vapor. O público vai poder curtir shows de ícones do samba, além de destaques da nova geração! Tudo isso a preço popular: R$ 20.
Os portões da casa mais democrática e icônica do samba abrem sempre às 20h. Para facilitar, o folião pode antecipar a compra do seu ingresso pela plataforma: https://www.tickethub.com.br/, mas se preferir pode comprar na hora também.

Domingo 11/02
DJ FM O Dia
Existência
Yan
Roda de Samba
Gustavo Lins
Rio Samba Show

Segunda 12/02
DJ FM O Dia
Juninho Thybau
Roda de Samba Beco do Rato
Gamadinho
Rio Samba Show

Terça 13/02
DJ FM O Dia
Diego Sena
Balacobaco
Bom Gosto
Tá Na Mente

Sexta 16/02
DJ FM O Dia
Davi Quaresma
Caju pra Baixo
Mumuzinho
Ferrugem

Sábado 17/02
DJ FM O Dia
BokaLoka
Jorge Aragão
Xande de Pilares
ImaginaSamba

SERVIÇO:
Terreirão do Samba
Local: Rua Benedito Hipólito 66, Praça Onze
Ingressos: R$ 20

Bailes da Cinelândia

Muito além dos blocos de rua e dos desfiles apoteóticos da Sapucaí, há outra opção de folia que já virou tradição na cidade: os bailes da Cinelândia, que começaram no sábado (10/2). No palco armado diante das escadarias da Câmara Municipal, artistas diversos e Orquestra, fazem a festa com uma seleção de temas carnavalescos e marchinhas clássicas durante os quatro dias de programação!

Serão dez apresentações por dia, de 10 a 13/02, abrindo e encerrando a noite com a Orquestra Tupy. Também serão realizados os Concursos do Folião Original nas categorias infantil e adulto (Originalidade e Clóves).

Neste domingo (11/02) e na segunda (12) e terça-feira (13), a movimentação começa mais cedo. Das 12h às 19h, acontece o Concurso do Folião Original nas categorias infantil e adulto. Às 20h, o baile começa com a Orquestra Tupy e, ao longo da programação, artistas como Osmar do Bregue, Reginaldo Bessa, Paulo Nunes, Sonia Delphino, Tom da Bahia, Marcio Gomes, Selma Costa e Luis Cesar animarão um público esperado de 5 mil pessoas.

Confira a programação completa do tradicional baile da Cinelândia:

DIA 11 DE FEVEREIRO DE 2024 – DOMINGO
12h/19h – CONCURSO DO FOLIÃO ORIGINAL – CATEGORIAS INFANTIL E ADULTO: 20h /01h30 – Baile da Cinelândia
20h – Orquestra Tupy
20h30 – Paulo Nunes
20h50 – Osmar do Bregue
21h10 – Reginaldo Bessa
21h30 – Eymar Fonseca
21h50 – Tom da Bahia
22h10 – intervalo
22h30 – Sonia Delphino
22h50 – Selma Costa
23h20 – Luis Cesar
23h50 – Alberto Gino
00h10 – Marcio Gomes
00h30 – Encerramento com a Orquestra Tupy

DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2024 – SEGUNDA-FEIRA
12h/19h – CONCURSO DO FOLIÃO ORIGINAL – CATEGORIA ORIGINALIDADE 20h /01h30 – Baile da Cinelândia
20h – Orquestra Tupy
20h30 – Osmar do Bregue
20h50 – Eymar Fonseca
21h10 – Tom da Bahia
21h30 – Ellen de Lima
21h50 – Selma Costa
22h10 – Intervalo
22:30 – Marcio Gomes
23h00 – Alberto Gino
23h20 – Sonia Delphino
23h40 – Paulo Nunes
00h00 – Reginaldo Bessa
00h20 – Luis Cesar
00h30 – Encerramento com a Orquestra Tupy

DIA 13 DE FEVEREIRO DE 2024 – TERÇA-FEIRA
12h/19h – CONCURSO DO FOLIÃO ORIGINAL CLÓVES – CATEGORIAS BEXIGA E SOMBRINHA
20h /01h30 – Baile da Cinelândia
20h – Orquestra Tupy
20h30 – Sonia Delphino
20h50 – Eymar Fonseca
21h10 – Osmar do Bregue
21h30 – Reginaldo Bessa
21h50 – Tom da Bahia
22h10 – Intervalo
22h30 – Marcio Gomes
23h00 – Ellen de Lima
23h20 – Alberto Gino
23h40 – Luis Cesar
00h00 – Alfredo Del-Penho
00h30 – Encerramento com a Orquestra Tupy

Blocos de embalo e grupo de Avaliação da Avenida Chile e Intendente Magalhães

A cidade é folia por todos os cantos, dos blocos de rua aos desfiles no Sambódromo. A festa não para! E, fugindo dos roteiros tradicionais, o Carnaval carioca ganha reforço com uma programação variada pelo Centro do Rio, com desfiles na Avenida Chile, e na Zona Norte, na conhecida Intendente Magalhães.

Os festejos começaram no sábado (10/2), com os desfiles dos blocos de enredo do Grupo I, na Intendente Magalhães, com Vai Barrar? Nunca! e Bloco do Barriga, entre outros, e do Grupo II, na Avenida Chile. Na Zona Norte, cada uma das agremiações teve 45 minutos para fazer sua apresentação ao público. A partir deste domingo (11/2), na Avenida Chile, é a vez dos blocos de embalo, entre eles os tradicionais Bafo da Onça e Cacique de Ramos. Já na Intendente, entra o grupo de Avaliação.

Confira abaixo a ordem dos desfiles:

Domingo, dia 11/02 – a partir das 20h
GRUPO DE AVALIAÇÃO – INTENDENTE MAGALHÃES
Império do Vale
Unidos do Cabral
Unidos da Vila Kennedy
América Samba e Paixão
Delírio da Zona Oeste
Império da Resistência
Coroado de Jacarepaguá
União do Vilar Carioca
Acadêmicos do Recreio
Renascer de Nova Iguaçu
Acadêmicos do Anil
Garras do Tigre
Unidos de Manguinhos
Acadêmicos da Pedra Branca
Novo Império
Acadêmicos do Realengo

Segunda-feira, dia 12/02 – a partir das 20h SÉRIE BRONZE – INTENDENTE MAGALHÃES Raça Rubro-Negra
União de Villa Rica
Imp. de Brás de Pina
Bangay
Imp. Ricardense
Imp. Nova Iguaçu
Difícil é o nome
Alegria do Vilar
Rosa de Ouro
Unidos Cosmos
Cidade de Deus
Gato de Bonsucesso

Terça-feira, dia 13/02 – a partir das 20h SÉRIE PRATA – INTENDENTE MAGALHÃES Feitiço Carioca
Praça da Bandeira
Santa Marta
Botafogo Samba C
Santa Cruz
Unidos de Lucas
Arrastão de Cascadura
Vizinha Da Madeira
Império da Uva
Barra da Tijuca
União de JPA
Acadêmicos de JPA
Caprichosos
Fla Manguaça
Acadêmicos da Rocinha
Arame de Ricardo

Sexta-feira, 16/02
Tubarão de Mesquita
Ind. de Olaria
Acadêmicos da Abolição
Vila Santa Tereza
Renascer de JPA
Força Jovem
Tradição
Lins Imperial
Engenho da Rainha
Acadêmicos do Cubango
Alegria da Zona Sul
Flor da Mina
Leão de Nova Iguaçu
Concentra Imperial
Jacarezinho
Acadêmicos do Dendê

Sábado, 17/02 – a partir das 20h
SÉRIE BRONZE – INTENDENTE MAGALHÃES
Curicica
Acadêmicos Jardim Bangu
Siri de Ramos
Imp. Rubro Negros
Chatuba de Mesquita
Unidos São Cristóvão
TPM
Vicente de Carvalho
Acadêmicos do Peixe
Boi da Ilha
Guerreiros Tricolores
Unidos Cabuçu

ORDEM DE DESFILES DA AVENIDA CHILE

GRUPO II – Avenida Chile

DOMINGO, 11/02
BLOCOS DE EMBALO
15h – BLOCO VAI QUEM QUER – LIBERJ
15h30 – BLOCO FOLIÕES DO RIO – LIBERJ
16h– BLOCO PAGODÃO DO BECO DE PILARES – LIBERJ
16h30 – BLOCO UNIDOS DE BENFICA– LIBERJ 17h – BLOCO CARNAVALESCO BAFO DA ONÇA 17h30 – BLOCO PAGODÃO DE MADUREIRA– LIBERJ 18h – BLOCO TURMA DO GATO – LIBERJ
18h30 – BLOCO BOÊMIOS DE SÃO CRISTÓVÃO – LIBERJ 19h – BLOCO BOHEMIOS DE IRAJÁ – LIBERJ
20h – BLOCO GRÊMIO RECREATIVO CACIQUE DE RAMOS PREVISÃO DE TÉRMINO: 23h

SEGUNDA-FEIRA, 12/02
BLOCOS DE EMBALO
15h – BLOCO ENGATA NO CENTRO – LIBERJ 15h30 – BLOCO UNIDOS DO CACIQUINHO – LIBERJ 16h – BLOCO CERVEJEIROS – LIBERJ
16h30 – BLOCO VINIL SOCIAL – LIBERJ
17h – BLOCO BADALO DE SANTA TERESA – LIBERJ 17h30 – BLOCO XODÓ DA PIEDADE – LIBERJ 18h – BLOCO CONFRARIA DA BEBIDINHA – LIBERJ 20h – BLOCO GRÊMIO RECREATIVO CACIQUE DE RAMOS PREVISÃO DE TÉRMINO: 23h

TERÇA-FEIRA, 13/02

BLOCOS DE EMBALO
13h– BLOCO IMPERADORES DO SAMBA – LIBERJ
13h30 – BLOCOS GORDELÍCIA E BLOCO CUÍCA LIBERJ 14h – BLOCO EMBAIXADORES DA FOLIA- LIBERJ 14h30 – BLOCO NERVOSA – LIBERJ
15h – BLOCO COBRAS DO ARSENAL – LIBERJ 15h30 – BLOCO BANDA 40 GRAUS – LIBERJ 16h – BLOCO AFRO FILHAS DE GANDHI – FEBARJ 16h30 – BLOCO AFRO FILHOS DA PAZ – FEBARJ 17h – BLOCO AFRO IMALÊ – FEBARJ
17h30 – BLOCO AFRO LEMI AYO – FEBARJ 18h – BLOCO AFRO OLODUMARÉ – FEBARJ 18h30 – BLOCO AFRO ORUNMILÁ – FEBARJ 19h – BLOCO AFRO RAÍZES AFRICANAS – FEBARJ 19h30 – BLOCO AFRO TAFARAOGI – FEBARJ 20h – GRÊMIO RECREATIVO CACIQUE DE RAMOS PREVISÃO DE TÉRMINO: 23h

Blocos de rua

Neste domingo (11/02), a celebração nas ruas continua por diversos bairros da cidade, agradando todos os gostos. Como destaques, o Bloco Areia, o Charanga Talismã, Laranjada Samba Clube, Bangalafumenga, Cordão do Boitatá e Marcha Nerd, entre outros.

Da sexta-feira à Quarta-Feira de Cinzas (14/2), 231 blocos desfilarão de Norte a Sul da cidade. Já de sexta-feira (16/2) a domingo (18/2) serão mais 42 blocos. No roteiro dos megablocos, ainda tem Bangalafumenga (11/2); Fervo da Lud (13/2); Bloco da Anitta (17/2) e Monobloco (18/2), que prometem atrair milhares de foliões à Rua Primeiro de Março, no Centro.

PROGRAMAÇÃO

Para ver a programação completa dos blocos, com data, horário e percurso, basta baixar o app Blocos do Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. Para mais informações, basta acessar o site carnavalderua.rio, que, além da programação, apresenta notícias, galerias e as informações mais atualizadas do Carnaval de Rua Rio 2024.

Recomendações Importantes

Use preferencialmente o transporte público (trem ou metrô);

Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont e Rodoviária do Rio procure antecipar a sua chegada;

Evite circular de carro nas regiões por onde vai haver deslocamento de blocos e de carros alegóricos;

Busque rotas alternativas. Há um grande número de interdições pela cidade, com movimentação de carros alegóricos, blocos e cortejos;

Nos dias de Carnaval, a Prefeitura do Rio monitora a concentração de público na região da Lapa, contudo não estão previstas interdições ao tráfego na localidade;

Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição, pois reboques estão circulando pela cidade;

Para garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deve ser realizada exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada;

É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda a sinalização implantada na área;

Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem e que necessitem acessar a região interditada do Sambódromo devem fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) em seu nome.

Categoria:

  • 11 de fevereiro de 2024
  • Marcações: Carnaval Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro