ENTRETENIMENTO

Visita do reitor à Fundacentro fortalece parceria em pesquisa e extensão – IFSP

A visita aconteceu na tarde de quinta-feira (8)

Nesta quinta-feira (8), o reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Silmário Batista dos Santos, acompanhado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adalton Ozaki, e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati, realizaram uma visita técnica à Fundacentro, onde foram recebidos pelo presidente, Pedro Tourinho. Essa é uma fundação voltada para o trabalho e saúde ocupacional, e a visita teve como objetivo consolidar uma parceria estratégica entre as instituições.

Durante a visita, foram explorados os laboratórios de pesquisa e ensaios científicos disponíveis em São Paulo, os quais poderão ser utilizados por pesquisadores do IFSP. Além disso, foram discutidas tratativas para um acordo de cooperação nas áreas de inovação, pesquisa e extensão, com foco na temática do trabalho.

O pró-reitor de Extensão ressaltou a importância da parceria, destacando a articulação que vem sendo construída para atuação na área de economia solidária. Essa frente, liderada pelo IFSP, busca melhorar as condições de trabalho em empreendimentos de economia solidária, como cooperativas e atividades laborais.

A Fundacentro demonstrou interesse em colaborar, objetivando propiciar melhores condições de trabalho para catadores, cooperativas e outros setores. Durante o encontro, foi discutida também a realização de um seminário sobre o mundo do trabalho, em parceria entre o IFSP e a Fundacentro. A ideia é promover um espaço de reflexão e debate sobre questões relevantes para o cenário trabalhista, fortalecendo ainda mais a colaboração entre as instituições.

Para Silmário, a visita “representa um passo significativo na consolidação de parcerias estratégicas em pesquisa, extensão e inovação, visando promover o desenvolvimento e a melhoria das condições de trabalho em diversas áreas”.