Unidade no Sírio Libanês recebe câmara fria “padrão ouro” para acondicionamento de vacinas e equipamentos de informática – CGNotícias

A Unidade de Saúde da Família “Dr. Syrzil Wilson Maksoud”, USF Sírio Libanês, recebeu nesta terça-feira (6) uma nova câmara fria de alta tecnologia para acondicionamento adequado de vacinas e equipamentos de informática. A entrega beneficia os mais de 8 mil pacientes que são atendidos pela unidade e contribui na melhoria do processo de trabalho dos servidores.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, o município adquiriu 19 novas câmaras frias e outras 13 estão em processo de compra, totalizando 32 novos equipamentos que irão suprir a necessidade de unidades que não possuem geladeiras ou que estão com equipamentos avariados ou obsoletos.  Ela lembra que a manutenção das temperaturas exatas e uniformes no refrigerador é a peça chave para assegurar a vida útil de vacinas, reagentes e outros biológicos.

“A manutenção da temperatura adequada é fundamental para não comprometer a eficácia dos biológicos. Por isso, a importância do investimento em um equipamento como este, que nos dá mais segurança e evita que tenhamos problemas”, explica.

O equipamento conta com termômetro digital com subdivisão de leituras das temperaturas máxima e mínima diretamente e simultaneamente no mesmo display, que são memorizadas mesmo com o desligamento da câmara e reinício manual, além de sistema eletrônico de travamento que evita alterações inadvertidamente na programação e de monitorização automático de rede, restabelecendo os parâmetros de programação caso ocorra uma variação brusca de energia elétrica.

“Esse tipo de equipamento nos permite ainda saber quanto há uma oscilação de energia na rede e é munido de um sistema de manutenção de temperatura crítica em caso de falta de energia elétrica, garantindo por bloco de material criogênico, além de um sistema de emergência para autonomia de até 48h na falta de energia elétrica”, complementa.

Além da câmara fria, a USF Sírio Libanês também recebeu 15 computadores e 14 nobreaks que já estão em uso. A previsão é de que mais 2 notebooks, 27 tabletes, televisão, datashow e tela de projeção sejam entregues à unidade nos próximos meses.

A gerente administrativa da unidade, Raiden Neri, destacou que a entrega dos novos equipamentos representa uma conquista não somente para os servidores que terão instrumentos de trabalho mais adequados, mas também para a população que é atendida na unidade.

“Isso é muito importante para nós porque conseguimos dar andamento no nosso trabalho e, consequentemente, isso se reflete na assistência prestada à população. Sem contar que, em relação a vacina, teremos agora a segurança de que não iremos correr o risco de ter que fechar a sala por não ter onde guardar. E desta forma conseguimos assegurar o atendimento adequado ao paciente”.

Moradora da região, a dona de casa Margarida Bonfim, 66 anos, elogiou o empenho da gestão em equipar a unidade e também o atendimento recebido. “É muito bom ver que há essa preocupação em colocar os equipamentos para os servidores pois isso reflete positivamente no atendimento. Eu sempre que preciso sou muito bem atendida aqui”, complementa.