ENTRETENIMENTO

Prefeitura tem capacitação para prevenção e combate ao câncer

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos vai concluir, nesta quarta-feira (7), a capacitação de profissionais da rede municipal de saúde que atuam na prevenção e combate ao câncer.

As palestras para médicos e enfermeiros das 45 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve serão ministradas das 8h às 12h no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana, na região norte.

A capacitação teve início nesta segunda-feira (5), Dia Mundial da Mamografia. No dia anterior, 4 de fevereiro, foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

A ampliação do atendimento aos pacientes em tratamento do câncer pelo programa Previna (Programa de Prevenção ao Câncer) é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

Mais saúde. A oncologista Ana Carolina: diagnóstico precoce ajuda na cura / Foto: PMSJC

Diagnóstico e cura

No primeiro dia de evento, participaram 79 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros.

Uma das palestrantes é a médica Ana Carolina Gouvêa, oncologista clínica e coordenadora da Oncologia do Hospital Pio 12. Nesta quarta, ela falará sobre o tema “Panorama da oncologia no Brasil”.

“A Prefeitura de São José está de parabéns por capacitações como esta. Quanto mais rápido o diagnóstico de câncer, mais chances de cura. A prevenção está, principalmente, nas mãos de quem atua na atenção primária à saúde”, disse a médica oncologista.

“Programas como o Previna, realizado pela Prefeitura e do qual faço parte, são louváveis e têm ajudado muitas pessoas”, completou.

Aprimoramento

Profissionais de saúde que estão participando da capacitação destacaram a importância da troca de informações e conhecimentos.

“Está sendo muito bom e fico feliz de saber que a atenção primária está sendo valorizada. Capacitações como esta modificam nossa prática clínica. Em muitos casos, o câncer pode não ter cura, mas tem controle. E a prevenção e o diagnóstico precoce fazem diferença”, afirmou o clínico geral Leandro Flores Nogueira, médico da UBS Resolve Jardim Paulista, na região central.

“Aprendi bastante no primeiro dia e estou ansiosa pelas palestras de quarta-feira. As informações e conhecimentos que estamos adquirindo nos ajudarão a melhorar, ainda mais, o atendimento à população”, disse a enfermeira Vanessa Gomes, que atua na UBS Resolve Bosque dos Eucaliptos, na região sul.

Linha de cuidado

São José dos Campos conta com uma ampla e estruturada rede de atendimento para o tratamento do câncer.

Por meio do programa Previna, que visa favorecer o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura do paciente, o município investe no rastreamento dos principais tipos de câncer, na priorização dos casos urgentes e no contato direto com as UBSs Resolve para o encaminhamento correto dos casos suspeitos e confirmados da doença.

Saiba mais sobre o programa Previna.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde