ENTRETENIMENTO

Pirô Piraquara agita Carnaval de São José no dia 8 de fevereiro

Bianca de Aquino


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Olha o Carnaval ai, geeenteeee! Na próxima quinta-feira (8), a partir das 18h30, e no sábado (10), às 9h, tem Pirô Piraquara de volta às ruas centrais de São José dos Campos para a diversão dos foliões. O tradicional bloco joseense, com seus bonecões, completa 36 anos e abre a semana de Carnaval da cidade, espalhando alegria às crianças e adultos. Confira a programação completa abaixo. 

Criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1988, sob a coordenação de Angela Savastano, o projeto Piraquara propunha atividades voltadas à valorização do folclore e da cultura popular regional, possibilitando à população a oportunidade de participar de diversas manifestações culturais na cidade e, mais tarde, deu origem ao Bloco Pirô Piraquara.

Uma das principais características do bloco são os bonecões confeccionados pelo casal Fátima Alves e Benê Domingos, que há 20 anos cuidam da manutenção dos bonecos gigantes que encantam crianças e adultos por onde passam. Oficinas culturais carnavalescas também permitem a participação da população no processo de restauro e criação.  

O cortejo pelo centro da cidade foi criado para fortalecer as manifestações culturais regionais de São José dos Campos, um momento onde as famílias podem aproveitar a alegria, as cores e a espontaneidade dos bonecos e de todos as demais alegorias que os acompanham (baianas, artistas do projeto Arte nas Ruas, Banda de Santana, entre outros), ao lado da equipe da Fundação Cultural, entonando o hino do Pirô Piraquara e anunciando o entrudo de Carnaval.

Aprenda a cantar o hino abaixo e vem brincar com o Pirô!

Hino do Pirô Piraquara (autoria Nilton Blau)

Piraquara já saiu de noite

Piraquara já saiu de dia

De barco ou de carroça

Pra mostrar sua folia

Pira, pira, pira

Ele me pegou

Pira Piraquara

Piraquara já pirou

Vou fazer o meu boneco

Vou fazer minha fantasia

Vou sair com o Piraquara

Piraquara é alegria

Pira, pira, pira

Ele me pegou

Pira Piraquara

Piraquara já pirou

Serviço

Percurso dos Bonecões

Quinta-feira (8), às 18h30

Concentração na Praça Afonso Pena e saída do Bloco Pirô-Piraquara, às 19h30, com Nilton Blau (músico) e Mestre Kardec (músico acordeonista) e Banda de Santana.

 

Sábado (10), às 9h 

Bloco Pirô-Piraquara: Concentração na Travessa Chico Luiz (ao lado do Mercado Municipal), desfile às 10h, com Nilton Blau (músico) e Mestre Kardec (músico acordeonista) e Banda de Santana.

 

 


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo