ENTRETENIMENTO

Prefeitura inaugura centro especializado para pessoas com autismo – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A unidade receberá pacientes com suspeita ou confirmação de transtorno do espectro autista – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (31/1), o primeiro Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (TEA) da cidade, localizado no Centro Municipal de Reabilitação Instituto Oscar Clark, no Maracanã. Voltada para pessoas de zero a 18 anos com autismo, a unidade receberá pacientes com suspeita ou confirmação de transtorno do espectro autista e fará atendimentos de reabilitação.

– Esse é um centro que vai cuidar das pessoas com transtorno do espectro autista e também vai dar apoio aos familiares desses pacientes. As famílias terão aqui todo o suporte necessário para entender melhor como lidar com o autismo, e os pacientes vão receber todo o tratamento necessário para que possam ter uma vida melhor – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O novo serviço propõe um projeto terapêutico individualizado e multiprofissional para cada paciente, com oferta de especialidades como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e musicoterapia. A unidade terá capacidade de realizar até 150 atendimentos por semana, sendo destinado a pacientes previamente rastreados na rede de Atenção Primária.

Uma das especialidades oferecidas no centro é a musicoterapia – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

Com uma ambientação lúdica e acolhedora, o espaço conta com uma sala sensorial com diversos equipamentos, incluindo uma tirolesa e parede de escalada. O centro também possui uma sala de interação coletiva para atividades em grupo com jogos para estimular a comunicação, a fala e a interação social, além de consultórios multiprofissionais para consultas individuais.

– O Instituto Oscar Clark é a principal unidade de reabilitação do município do Rio. Esse prédio tem 50 anos e faz parte da história da reabilitação na cidade, mas não havia um espaço dedicado ao tratamento do transtorno do espectro autista. O cuidado, o desenvolvimento e também os estímulos para o transtorno são muito importantes, fazem muita diferença. O centro é um espaço para acolher as famílias para que possamos realizar o tratamento. Essa é a nossa primeira unidade e esperamos ampliar nossa rede de atendimento para, de fato, fazer um cuidado que é fundamental para essas famílias – disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

O centro também conta com um ambiente confortável, projetado para garantir a possibilidade de a criança se recompor em quadros de agitação, chamado sala do “aconchego”, onde há poucos estímulos. A unidade também dispõe de brinquedos terapêuticos e instrumentos musicais que estimulam o desenvolvimento infantil.

– Esse centro vai ajudar muito o meu filho porque ele não fala, emite apenas alguns sons. Vai ajudar no desenvolvimento dele e também vai permitir que eu entenda melhor. Para mim ainda é tudo muito novo porque ele foi diagnosticado há pouco tempo. Foi bem difícil para mim porque eu não entendia nada sobre o assunto. Essa é a segunda vez que trago ele aqui e o atendimento está sendo maravilhoso – declarou Jennyfer Soares, de 31 anos, mãe do pequeno Nicolas Soares, de 2 anos.

Encaminhamentos serão feitos pelas clínicas da família ou por um centro municipal de saúde

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve ser avaliado numa clínica da família ou centro municipal de saúde, onde passará por testes diagnósticos recomendados para o seu quadro. Caso receba indicação para o serviço especializado, o paciente será encaminhado pelo Sistema de Regulação (SISREG).

A unidade no Maracanã é o primeiro centro especializado em TEA a ser inaugurado no município. Até dezembro, o Rio terá novos espaços espalhados pela cidade. Além do atendimento às pessoas com autismo, a unidade também fará a capacitação de agentes e profissionais de saúde da Atenção Primária para o acolhimento especializado dos pacientes.

Categoria:

  • 31 de janeiro de 2024
  • Marcações: autismo Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista Centro Municipal de Reabilitação Instituto Oscar Clark inauguração Prefeitura do Rio