ENTRETENIMENTO

“Operação Ferro-velho” interdita dois estabelecimentos irregulares – Noticias

Por: Évelyn Azevedo

Equipes da “Operação Ferro-velho” interditaram temporariamente, nesta quarta-feira (31), dois estabelecimentos, ambos na Zona Leste, devido à constatação de falta de documentação necessária ao funcionamento e outras irregularidades. A ação visa coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, assim como checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo.

A “Operação Ferro-velho” é realizada pelas equipes da Fiscalização da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Guarda Civil Municipal (GCM), Setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) e Polícia Militar (PM).

O primeiro ponto vistoriado foi um ferro Velho no bairro Além Ponte, que foi notificado para encerramento por falta da licença de operação e por executar serviços em via pública. Já no Jardim Maria do Carmo, outro estabelecimento também foi notificado para encerramento por falta da licença de operação.

“Eles só podem voltar a funcionar depois que o proprietário regularizar a situação do estabelecimento, cujo pedido pode ser feito on-line, pelo contador da empresa”, explica o secretário da Seplan, Glauco Fogaça.

Balanço 2023
As atividades da “Operação ferro-velho” fiscalizaram, somente em 2023, 183 estabelecimentos, em todas as regiões da cidade. Desses, 79 foram notificados, 51 multados, três interditados temporariamente e um de maneira definitiva.

Os locais vistoriados são definidos, sobretudo, a partir de denúncias e informações apuradas pelos fiscais e pelas forças policiais, por meio de serviços de inteligência. O contato da população pode ser feito pelos telefones 156 (Atendimento da Prefeitura), 153 (GCM), 190 (Polícia Militar) ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426.